código do Google analytics Escola de Enfermagem comemora 124 anos com homenagem aos alunos e inauguração de auditório — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Portal do Governo Brasileiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoriaImprensa

Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Escola de Enfermagem comemora 124 anos com homenagem aos alunos e inauguração de auditório

Escola de Enfermagem comemora 124 anos com homenagem aos alunos e inauguração de auditório

por comunicacao — publicado 26/09/2014 18h20, última modificação 27/09/2014 10h29
Eventos aconteceram nesta sexta-feira, dia 26 de setembro

A Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP) homenageou na manhã desta sexta-feira, dia 26 de setembro, os alunos que concluíram os dois primeiros anos do curso, que consistem no chamado “ciclo básico”. A solenidade de entrega de insígnias, com a participação do reitor da UNIRIO, Luiz Pedro San Gil Jutuca, fez parte das comemorações de aniversário da EEAP, que completa 124 anos neste sábado, 27 de setembro.

“Esta é a mais antiga escola de enfermagem do nosso país, e todos nós sentimos muito orgulho por tê-la na UNIRIO”, destacou o reitor, lembrando que, ao longo de sua história, a EEAP vem sendo muito reconhecida, tanto no cenário nacional como no internacional.

Assim como todas as turmas do ciclo básico, os estudantes homenageados assistiram à maior parte das aulas, até agora, no Instituto Biomédico, localizado no Centro da cidade. Ao ingressarem no ciclo clínico, segunda fase do curso, eles passam a frequentar com mais frequência o prédio da Escola de Enfermagem, no campus da Reitoria, situado na Urca.

A diretora da Escola, Almerinda Moreira, incentivou os alunos a visitarem as dependências da Unidade e conhecerem os diferentes departamentos e o Centro Acadêmico. Já o professor do Departamento de Enfermagem Fundamental Daniel Aragão Machado salientou que esse momento marca também o início das atividades dos alunos no Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG), onde ocorrerão as aulas práticas.

Em clima descontraído, os estudantes discursaram sobre suas experiências na Universidade e a importância da profissão, e passaram um vídeo com imagens do grupo em diferentes momentos. Professores da EEAP e do Instituto Biomédico entregaram aos alunos as insígnias. 

A mesa solene teve participação de dirigentes da UNIRIO e representantes docentes e discente da Escola de Enfermagem.

Novo auditório

Também dentro das comemorações de 124 anos, a EEAP inaugurou seu auditório na tarde desta sexta-feira. “Quem faz aniversário merece ganhar presente”, brincou o reitor, no momento de descerramento da placa do auditório. “Façam um excelente uso do nosso espaço, que está à altura da nossa Escola”, complementou.

A diretora Almerinda ressaltou que muitos esforços foram empreendidos para que essa realização fosse alcançada. Entre os benefícios proporcionados pelo novo auditório, ela salientou a economia para a Universidade, já que será possível realizar defesas de teses e dissertações em videoconferência, possibilitando a participação de membros externos sem que eles estejam fisicamente presentes.

O auditório foi inaugurado com palestra do diretor de Desenvolvimento de Pessoas da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe), Bruno Giovanni de Paula. O tema foi “(Des)envolvendo pessoas: quantos sentidos cabem em nosso trabalho”.

Mesa solene teve participação de dirigentes da UNIRIO, além de representantes docentes e discente da EEAP (Foto: Comso)


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio