código do Google analytics Escola de Enfermagem comemora 124 anos com homenagem aos alunos e inauguração de auditório — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

ícone periódicosPortal de Periódicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Escola de Enfermagem comemora 124 anos com homenagem aos alunos e inauguração de auditório

por comunicacao — publicado 26/09/2014 18h20, última modificação 27/09/2014 10h29
Eventos aconteceram nesta sexta-feira, dia 26 de setembro

A Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP) homenageou na manhã desta sexta-feira, dia 26 de setembro, os alunos que concluíram os dois primeiros anos do curso, que consistem no chamado “ciclo básico”. A solenidade de entrega de insígnias, com a participação do reitor da UNIRIO, Luiz Pedro San Gil Jutuca, fez parte das comemorações de aniversário da EEAP, que completa 124 anos neste sábado, 27 de setembro.

“Esta é a mais antiga escola de enfermagem do nosso país, e todos nós sentimos muito orgulho por tê-la na UNIRIO”, destacou o reitor, lembrando que, ao longo de sua história, a EEAP vem sendo muito reconhecida, tanto no cenário nacional como no internacional.

Assim como todas as turmas do ciclo básico, os estudantes homenageados assistiram à maior parte das aulas, até agora, no Instituto Biomédico, localizado no Centro da cidade. Ao ingressarem no ciclo clínico, segunda fase do curso, eles passam a frequentar com mais frequência o prédio da Escola de Enfermagem, no campus da Reitoria, situado na Urca.

A diretora da Escola, Almerinda Moreira, incentivou os alunos a visitarem as dependências da Unidade e conhecerem os diferentes departamentos e o Centro Acadêmico. Já o professor do Departamento de Enfermagem Fundamental Daniel Aragão Machado salientou que esse momento marca também o início das atividades dos alunos no Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG), onde ocorrerão as aulas práticas.

Em clima descontraído, os estudantes discursaram sobre suas experiências na Universidade e a importância da profissão, e passaram um vídeo com imagens do grupo em diferentes momentos. Professores da EEAP e do Instituto Biomédico entregaram aos alunos as insígnias.

A mesa solene teve participação de dirigentes da UNIRIO e representantes docentes e discente da Escola de Enfermagem.

Novo auditório

Também dentro das comemorações de 124 anos, a EEAP inaugurou seu auditório na tarde desta sexta-feira. “Quem faz aniversário merece ganhar presente”, brincou o reitor, no momento de descerramento da placa do auditório. “Façam um excelente uso do nosso espaço, que está à altura da nossa Escola”, complementou.

A diretora Almerinda ressaltou que muitos esforços foram empreendidos para que essa realização fosse alcançada. Entre os benefícios proporcionados pelo novo auditório, ela salientou a economia para a Universidade, já que será possível realizar defesas de teses e dissertações em videoconferência, possibilitando a participação de membros externos sem que eles estejam fisicamente presentes.

O auditório foi inaugurado com palestra do diretor de Desenvolvimento de Pessoas da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe), Bruno Giovanni de Paula. O tema foi “(Des)envolvendo pessoas: quantos sentidos cabem em nosso trabalho”.

Mesa solene teve participação de dirigentes da UNIRIO, além de representantes docentes e discente da EEAP (Foto: Comso)