código do Google analytics Colóquio debate questões de raça, gênero e interseccionalidades — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

ícone periódicosPeriódicos Científicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Colóquio debate questões de raça, gênero e interseccionalidades

Colóquio debate questões de raça, gênero e interseccionalidades

por Comso publicado 31/05/2017 12h55, última modificação 02/06/2017 12h49

Gênero, sexualidade, linguagem, cinema e história serão alguns dos temas debatidos no II Colóquio Raça e Interseccionalidades, que acontece na sexta-feira, dia 9, a partir das 8h30, no Auditório Paulo Freire. O evento é organizado pelo Departamento de Processos Técnico-Documentais.

Haverá minicursos e rodas de conversa ao longo de todo o dia. A conferência de encerramento, Raça, performatividade de gênero e sexualidades: corpos e processos de subjetivação de mulheres negras na colonialidade em colapso, será ministrada pela professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Fátima Lima. Confira a programação completa.

Segundo os organizadores, a proposta é investigar a questão racial para além da esfera biologizante. “Interessa-nos, bem de perto, a construção social, cultural, histórica, discursiva e/ou performativa de raça”.

Para participar dos minicursos, é necessário fazer inscrição prévia. Já para as rodas de conversas, basta comparecer ao evento, que tem carga de 15 horas. Os certificados para todos os participantes estarão disponíveis ao final do colóquio.

Outras informações estão disponíveis na página do evento.

O Auditório Paulo Freire se localiza no Centro de Ciências Humanas e Sociais (Av. Pasteur, 458, Urca).