NAU

Você está aqui: Página Inicial / Cineclube Direitos Humanos exibe documentário sobre funk

Cineclube Direitos Humanos exibe documentário sobre funk

por Comunicacao UNIRIO publicado 03/10/2014 15h55, última modificação 03/10/2014 15h44

O documentário A batalha do passinho: o filme (Emílio Domingos, 2013), que retrata o fenômeno do funk, será a próxima atração do Cineclube Direitos Humanos. A exibição acontece no dia 14 de outubro, às 9h, no Auditório Paulo Freire, do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCH).

O filme revela como a cultura do mundo funk se expandiu para além dos bailes, DJs e polêmicas já conhecidas, criando asas virtuais que conectam as imagens e os imaginários dos jovens que dela fazem parte.

A “batalha” é uma espécie de desafio público de dançarinos. As disputas são feitas pelo simples prazer e liberdade de inventar e improvisar novos passos de dança. O desafio é desbancar o outro dançarino. O passinho é uma dança de movimentos acelerados que exigem dos garotos muito preparo físico para a realização desses movimentos.

Após a sessão, haverá debate com o professor da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Pablo Laigner, autor de tese de doutorado sobre funk e comunicação social.

O CCH se localiza na Av. Pasteur, 458, Urca.

Projeto

Iniciativa do LaCHi, o Cineclube Direitos Humanos integra o calendário regular de atividades do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UNIRIO. A proposta é exibir sessões cinematográficas seguidas de debate sobre temas relacionados a direitos humanos. Algumas sessões contarão com convidados, como diretores de filmes, professores e militantes.