código do Google analytics Ciência Política nas redes sociais — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

ícone periódicosPortal de Periódicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Ciência Política nas redes sociais

Ciência Política nas redes sociais

por Comunicação publicado 25/06/2020 10h55, última modificação 25/06/2020 11h02
Aulas abertas virtuais reúnem professores da UNIRIO e de outras instituições para abordar temas como democracia, eleições e partidos políticos, instituições e cidadania

Desde o mês de março, centenas de pessoas têm acompanhado, pelo Facebook, aulas abertas sobre temas como democracia, eleições e partidos políticos, instituições e cidadania, entre outros, ministradas por professores da UNIRIO e de outras instituições. A cada semana, o diretor da Escola de Ciência Política (ECP/UNIRIO), José Paulo Martins Júnior, conversa com um docente convidado – até agora, foram 10 aulas, que totalizam mais de 6 mil visualizações.

Segundo Martins, a iniciativa teve início com uma proposta do vice-reitor e professor do Centro de Ciências Jurídicas e Política (CCJP), Benedito Adeodato, para que as escolas do centro promovessem atividades de extensão, de forma virtual.

"Inicialmente, alguns colegas ficaram um pouco temerosos com a exposição que essas atividades poderiam trazer. Estamos acostumados a dar aulas para turmas de 20, 30 alunos, e numa aula transmitida por redes sociais nosso público seria maior e sem um controle de quem vai assistir. Eu, como não tinha essa preocupação, comecei a convidar alguns professores de outras instituições e a adesão foi muito boa, inclusive de docentes da Escola, que antes ficaram preocupados", explicou.

O Facebook foi escolhido por ser a rede social da ECP com mais seguidores (são atualmente 4.083). O diretor da ECP observa que alguns temas tratados são polêmicos, já que muitas vezes analisam a conjuntura e fazem críticas ao governo e às instituições. "Mas não tivemos nenhum problema, ninguém nos atacou. Pelo contrário, o engajamento muito foi grande. São milhares de curtidas, compartilhamentos", diz.

A pandemia do novo coronavírus também é pauta das conversas. Já foram abordados aspectos como a judicialização da saúde em tempos de Covid-19, as ações dos governos estaduais no enfrentamento da doença, a proteção social em tempos de crise e as perspectivas partidárias no Brasil pós-pandemia.

A próxima aula será nesta quinta-feira, 25 de junho, às 16h30, com tema "A Covid-19 na América Latina: impactos e respostas políticas em perspectiva comparada". A professora convidada é María Villareal, do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UNIRIO.

Para um futuro próximo, a intenção de José Paulo Martins é manter as atividades virtuais e, eventualmente, ampliar seu alcance. "Podemos começar a fazer cursos de extensão, de 20 ou 40 horas, falando daquilo que a gente entende, de instituições políticas, relações entre poderes, partidos políticos, eleições, temas que estão aí", completa.

Os vídeos das aulas abertas estão disponíveis no perfil da ECP no Facebook, e a programação pode ser acompanhada também pelo Instagram (@ecp_ccjp).