código do Google analytics CCBS firma termo de cooperação com Universidade do Porto — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / CCBS firma termo de cooperação com Universidade do Porto

CCBS firma termo de cooperação com Universidade do Porto

por comunicacao — publicado 27/06/2013 00h00, última modificação 17/07/2015 16h39

A UNIRIO e a Universidade do Porto (Portugal) firmaram este mês termos aditivos ao acordo de cooperação técnica que vigora entre as duas instituições desde outubro de 2007. Os termos visam ao estreitamento dos vínculos já estabelecidos entre as universidades, por meio de intercâmbio acadêmico do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da UNIRIO com a Faculdade de Ciências da Nutrição e da Alimentação (FNAUP) e o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), ambos da Universidade do Porto.

Entre as propostas estão a realização e o desenvolvimento conjunto de projetos de pesquisa, publicações e eventos científicos, além do intercâmbio de pesquisadores para participação em conferências, seminários e cursos intensivos e para a promoção de visitas técnicas e reuniões de investigação. Também estão previstas a formação comum em nível de pós-graduação stricto sensu e a composição de grupos de trabalho conjuntos que visem à elaboração de disciplinas em parceria entre as instituições contempladas.

Segundo a decana do CCBS, Ana Maria Mendes Monteiro Wandelli, essa é a primeira vez que a unidade acadêmica firma termo de cooperação internacional. “Já tínhamos o convênio geral UNIRIO-Porto, mas esse contempla especificamente o CCBS”, salienta.

O acordo

O convênio entre as duas universidades tem o objetivo de promover o intercâmbio científico, cultural, docente, técnico-pedagógico, técnico-administrativo e discente, permitindo o desenvolvimento de áreas de interesse mútuo ou comunitário. Desde 2010, 39 estudantes da UNIRIO já foram enviados à Universidade do Porto, sendo 12 no âmbito desse acordo.


e-mec - consulte aqui o cadastro da instituição nos sitemas emec Capes CNPQ marca rede unirio marca seiunirio