código do Google analytics Bolsistas mostram atividades de extensão, artísticas e culturais desenvolvidas na UNIRIO — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Bolsistas mostram atividades de extensão, artísticas e culturais desenvolvidas na UNIRIO

por comunicacao — publicado 17/10/2014 10h05, última modificação 17/10/2014 12h49
Apresentações de trabalhos do 19º Encontro de Extensão aconteceram em três campi da Universidade

Aconteceu na tarde desta quinta-feira, 16 de outubro, a última sessão de trabalhos desenvolvidos nos Programas de Extensão da UNIRIO, dentro do 19º Encontro de Extensão, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROExC).

Mais de 100 projetos foram apresentados, ao longo de três dias, em sessões realizadas nos campi da Reitoria, do Instituto Biomédico e do Centro de Ciências Exatas e Humanas (CCET). São ações desenvolvidas pelos estudantes, sob a supervisão de docentes, nas áreas da saúde, das ciências ambientais, das ciências humanas, das artes e das ciências exatas.

As estudantes Natalia Katsivalis e Katiuscia Dantas, do 8º período do curso de Licenciatura em Teatro, mostraram um pouco do dia a dia da Oficina de Teatro Circulando, voltado para jovens com transtornos mentais, como autismo e psicose. No projeto, coordenado pela professora Joana Ribeiro e desenvolvido na própria Escola de Teatro da UNIRIO, os bolsistas interagem com os pacientes e promovem trabalhos com objetos e atividades lúdicas, com elementos da música, teatro e dança.

Já o estudante Jonathas Lima, do 3º período de Enfermagem, procurou motivação nas próprias dificuldades para participar do projeto “Race: Recepção Acalourada do curso de Enfermagem”, que promove atividades inclusivas para os ingressantes na graduação.

“Não tive quem me acolhesse quando entrei na UNIRIO, por isso reconheço a importância do projeto. Recebemos os alunos que chegam um pouco perdidos, sem saber onde ficam os setores da Escola, quem são os professores ou mesmo seus colegas”, explicou Jonathas. Segundo ele, o objetivo é colaborar com a diminuição da evasão e identificar os problemas enfrentados pelos calouros.

As apresentações dos bolsistas da PROExC fizeram parte da 12ª Semana de Integração Acadêmica da UNIRIO, que termina nesta sexta-feira, 17, e que ocorre em conjunto com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2014.