código do Google analytics Bolsistas do Programa de Monitoria apresentam seus trabalhos na 15ª SIA — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Bolsistas do Programa de Monitoria apresentam seus trabalhos na 15ª SIA

Bolsistas do Programa de Monitoria apresentam seus trabalhos na 15ª SIA

por comunicacao — publicado 25/10/2017 16h30, última modificação 26/10/2017 08h21
Foram realizadas 12 sessões, nos dias 23 e 24 de outubro, que reuniram um total de 300 pôsteres

Nesta segunda e terça, 23 e 24 de outubro, foram realizadas as sessões de pôsteres para apresentação dos bolsistas do Programa de Monitoria. No total, foram 300 trabalhos, distribuídos por 12 sessões. A atividade integrou a 11ª Semana de Ensino de Graduação, promovida dentro da 15ª Semana de Integração Acadêmica da UNIRIO.

Por conta da forte chuva que caiu na segunda-feira, o local das apresentações – inicialmente previsto para as tendas do CCH e do CLA – foi alterado para o prédio do Restaurante-Escola. Mas a mudança não prejudicou a atividade, garantiu o diretor de Programas e Atividades Especiais de Ensino de Graduação, Ronaldo Busse, responsável pela organização do evento. “Ficamos muito felizes por ocupar este espaço [Restaurante-Escola]. Foi uma grata surpresa”.

Ao contrário de outros anos, as sessões de apresentação reuniram trabalhos de todos os centros acadêmicos da Universidade. Era possível ver um trabalho da área do Direito entre um da Biomedicina e outro do Turismo. Segundo Bianca Izumi Maeda, técnica em assuntos educacionais da Prograd, essa configuração favoreceu a interdisciplinaridade e a integração dos estudantes e professores avaliadores.

O Programa de Monitoria se desenvolve por meio de projetos de ensino de graduação, nos quais os bolsistas atuam diretamente com os docentes. Para Ronaldo Busse, a atividade é interessante tanto para aquele aluno que vai trabalhar na área de ensino como para os que não têm essa intenção. “Auxiliar o professor numa turma faz o estudante aprender um pouco mais do que já aprendeu quando fez aquela disciplina”, observou.

Os relatos dos bolsistas confirmam essa percepção. Aluna do 3º período do curso de Nutrição, Bárbara Barreto Ribeiro afirma que a atividade de monitoria requer tempo e dedicação, mas os ganhos são muitos. “Tive a oportunidade de reforçar o conteúdo e aprender mais, principalmente sobre como estruturar e normatizar trabalhos”, disse a estudante, que apresentou o pôster Desafios para a aquisição do espírito científico pelos discentes ao longo da vida acadêmica.

A monitoria pode também ser uma oportunidade para compartilhar experiências vividas pelos estudantes fora da sala de aula. Foi o caso de Daniella Felix Teixeira, do curso de Direito, que aproveitou sua vivência como estagiária na Defensoria Pública para organizar uma aula expositiva sobre audiência de custódia, juntamente com o colega de curso Marcelo Engelke Muniz. “Foi muito interessante levar minha experiência para a sala de aula e dividir com a turma”, relatou a bolsista.