código do Google analytics Estudantes participam da 12ª Semana de Graduação — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Estudantes participam da 12ª Semana de Graduação

Estudantes participam da 12ª Semana de Graduação

por comunicacao — publicado 19/10/2018 08h55, última modificação 23/10/2018 16h06
A 12ª Semana de Graduação acontece durante a 16ª Semana de Integração Acadêmica (SIA) da UNIRIO

Entre os eventos que integram a 16ª Semana de Integração Acadêmica (SIA) da UNIRIO está a 12ª Semana de Ensino de Graduação,  promovida pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).  O evento tem como objetivo divulgar os trabalhos desenvolvidos por quatro  Programas da Prograd: Monitoria ,  Educação Tutorial (PET),  Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e de Acompanhamento de Discente de Graduação (Pradig).

Durante três dias da Semana (de 15 a 17 de outubro),  320 bolsistas de monitoria  apresentaram  seus pôsteres à comunidade acadêmica.  Foram nove sessões, que reuniram trabalhos de todos os centros acadêmicos da Universidade

O estudante de Medicina e monitor da disciplina Fundamentos e Práticas da Farmacologia, ofertada para o curso de Nutrição,  ressaltou a importância de ser monitor em outro curso. “Estou tendo a oportunidade de aprender mais sobre essa matéria.  É um outro olhar sobre o conteúdo, um outro foco. Tenho que estudar mais ainda porque preciso orientar os alunos da área de Nutrição", explicou. Segundo Allice Ramos, monitora da disciplina Parasitologia, a experiência contribuiu também para despertar seu interesse pela licenciatura. “Pretendo fazer mestrado e doutorado, e seguir  na área acadêmica. Essa vivência é muito enriquecedora. Criamos laços com os alunos, aprendemos juntos”, explicou.

Presente no evento, o vice-reitor, Ricardo Cardoso, destacou  a importância da interação entre pesquisa, ensino e extensão durante a Semana. “Esse é o momento de os alunos trocarem experiência com as outras áreas. Isso contribui para aquisição de novos conhecimentos”, afirmou.

O pró-reitor de Graduação  Alcides Guarino  também falou sobre a importância de os professores estimularem seus alunos a participarem da SIA. “É uma semana de intensa atividade. Mesmo os estudantes que não estão apresentando trabalho devem participar da Semana. É uma outra forma de aprender, fora do espaço de sala de aula. Essa vivência é fundamental para a formação acadêmica”, disse.

Dinâmica inovadora

No dia 18, professores e alunos que integram o Programa de Educação Tutorial (PET) participaram de uma dinâmica, com objetivo de compartilharem suas experiências.  A professora Michelle Sampaio (Ibio/UNIRIO) foi a responsável por coordenar a dinâmica.  “Para mim,  essa atividade  representa a cultura da inovação, que está emergindo na  Universidade. É um novo formato de interação, que possibilita usar a inteligência coletiva. Estimulamos a troca de experiências entre estudantes de área diferentes, que atuam em projetos diversificados”,  explicou.

A SIA congrega a 12ª Semana de Ensino de Graduação, a 17ª Jornada de Iniciação Científica, o 23º Encontro de Extensão, a 4ª Jornada de Pós-Graduação, a 3ª Jornada de Educação a Distância e a 1ª Jornada de Inovação.

Saiba mais:

Evento PIBID: Iniciação à docência em reflexão na 16ª Semana de Integração Acadêmica