Portal do Governo Brasileiro

Portal de IdentificaçãoWebmail |  Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale Conosco |  Mapa do Site

Em foco novembro

Você está aqui: Página Inicial / Biblioteca da UNIRIO promove lançamento de livro infantil

Biblioteca da UNIRIO promove lançamento de livro infantil

por Comunicacao UNIRIO publicado 24/10/2016 14h50, última modificação 25/10/2016 08h03

Mais de 150 alunos da educação infantil ao 4º ano do ensino fundamental, de escolas próximas da UNIRIO, na Urca, puderam participar da programação de lançamento do livro infantil A vida secreta dos tatuís, de autoria do vice-reitor Ricardo Cardoso, realizada na Biblioteca Infanto-Juvenil (Biju). Em três dias de evento – de 18 a 20 de outubro, durante a 14ª Semana de Integração Acadêmica (SIA) –, os estudantes se envolveram em diversas atividades, como contação de histórias, pintura, jogos e exposição de tatuís em aquário.

Coordenado por bibliotecárias da equipe do Sistema de Bibliotecas da UNIRIO (UNIBIBLI), o lançamento buscou despertar o desejo pela leitura literária e a curiosidade sobre o ambiente marinho através de um livro infantil. “As crianças puderam vivenciar os personagens do livro, questionar, observar e tocar nos tatuís. As atividades contribuíram para o aprendizado delas e para conscientização da preservação do meio ambiente”, afirmou Ricardo Cardoso.

A programação incluiu apresentação da Biblioteca e da biografia do autor; contação da história, encenada por cinco discentes de Artes Cênicas da UNIRIO (bolsistas de Incentivo Acadêmico); encontro com o autor; e atividades lúdicas como pintura de desenhos de tatuís, confecção de marcadores de livros e escrita de recadinhos para os tatuís expostos em um aquário. Além disso, os alunos receberam um lanche e brindes.

Ricardo destacou o papel do pesquisador na disseminação de conteúdos científicos e elogiou os alunos/atores que realizaram a contação de história. “Ter a oportunidade de transmitir o meu conhecimento adquirido ao longo de mais de 20 anos de pesquisa com praias foi muito importante. Nós pesquisadores temos a obrigação de colocar nossas descobertas disponíveis e o grupo da contação transformou esta informação em uma linguagem lúdica, mais adequada e aprazível para as crianças e a população de um modo geral”, concluiu.

O evento também contou com a colaboração de dois discentes voluntários de Artes Cênicas e de Biblioteconomia da Universidade, e de outros profissionais do UNIBIBLI. A contação de histórias e o lançamento de livros são atividades que ocorrem normalmente na Biblioteca. Quando direcionadas a um público infantojuvenil, têm como objetivo fomentar o prazer pela leitura literária entre crianças e jovens, incentivar o hábito da leitura e propiciar a esse público uma familiaridade com o ambiente da biblioteca.

Ricardo Cardoso apresenta o tatuí para criança durante lançamento do livro (Foto: Comso)


Acesso a Informação Capes CNPQ