código do Google analytics Aula inaugural de Estética e Teoria do Teatro traz palestra sobre Martins Pena — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / Aula inaugural de Estética e Teoria do Teatro traz palestra sobre Martins Pena

Aula inaugural de Estética e Teoria do Teatro traz palestra sobre Martins Pena

por comunicacao — publicado 02/03/2016 12h35, última modificação 03/03/2016 07h01
Ensaísta e professora de literatura brasileira da Unicamp, Vilma Arêas fala sobre ‘Martins Pena e a Comédia no Romantismo Brasileiro’. Evento acontece no dia 17 de março, às 17h, no Centro de Letras e Artes da UNIRIO

Martins Pena e a Comédia no Romantismo Brasileiro é o tema da aula inaugural do curso de Estética e Teoria do Teatro, do Centro de Letras e Artes (CLA) da UNIRIO. A palestra, que será ministrada por Vilma Arêas – ensaísta, ficcionista e professora titular de literatura brasileira na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) –, acontece no dia 17 de março, às 17h, na sala de vídeo do CLA. 

Vilma, que já lecionou na PUC-Rio e na UFF, busca investigar criticamente o lugar da comédia no romantismo brasileiro, tendo como foco principal o dramaturgo e músico do século XIX, Martins Pena.  A autora revisitará na palestra seus estudos seminais sobre Martins Pena (A tapera de Santa Cruz) e também sobre os escritores Antônio José Silva (Obras do Diabinho da Mão Furada) e Augusto Abelaira (A Cicatriz e o Verbo).

Autora premiada, Vilma já recebeu dois prêmios Jabuti – pelos livros A terceira perna (contos, em 1993) e Aos trancos e relâmpagos (literatura infantil, em 1998). Em 2002, a coletânea de contos Trouxa frouxa venceu o prêmio Alejandro José Cabassa (44º aniversário da União Brasileira de Escritores) e, em 2005, sua reflexão Clarice Lispector com a ponta dos dedos ganhou o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA), na categoria literatura. 

O CLA fica na Av. Pasteur, 436 (fundos), Urca.


e-mec - consulte aqui o cadastro da instituição nos sitemas emec Capes CNPQ marca rede unirio marca seiunirio