código do Google analytics Aula inaugural de Estética e Teoria do Teatro traz palestra sobre Martins Pena — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Portal do Governo Brasileiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Imprensa

Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Você está aqui: Página Inicial / Aula inaugural de Estética e Teoria do Teatro traz palestra sobre Martins Pena

Aula inaugural de Estética e Teoria do Teatro traz palestra sobre Martins Pena

por comunicacao — publicado 16/03/2016 07h43, última modificação 16/03/2016 07h43
Ensaísta e professora de literatura brasileira da Unicamp, Vilma Arêas fala sobre ‘Martins Pena e a Comédia no Romantismo Brasileiro’. Evento acontece quinta-feira, dia 17, às 17h, no Centro de Letras e Artes da UNIRIO

Martins Pena e a Comédia no Romantismo Brasileiro é o tema da aula inaugural do curso de Estética e Teoria do Teatro, do Centro de Letras e Artes (CLA) da UNIRIO. A palestra, que será ministrada por Vilma Arêas – ensaísta, ficcionista e professora titular de literatura brasileira na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) –, acontece nesta quinta-feira, dia 17, às 17h, na sala de vídeo do CLA. 

Vilma, que já lecionou na PUC-Rio e na UFF, busca investigar criticamente o lugar da comédia no romantismo brasileiro, tendo como foco principal o dramaturgo e músico do século XIX, Martins Pena.  A autora revisitará na palestra seus estudos seminais sobre Martins Pena (A tapera de Santa Cruz) e também sobre os escritores Antônio José Silva (Obras do Diabinho da Mão Furada) e Augusto Abelaira (A Cicatriz e o Verbo).

Autora premiada, Vilma já recebeu dois prêmios Jabuti – pelos livros A terceira perna (contos, em 1993) e Aos trancos e relâmpagos (literatura infantil, em 1998). Em 2002, a coletânea de contos Trouxa frouxa venceu o prêmio Alejandro José Cabassa (44º aniversário da União Brasileira de Escritores) e, em 2005, sua reflexão Clarice Lispector com a ponta dos dedos ganhou o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA), na categoria literatura. 

O CLA fica na Av. Pasteur, 436 (fundos), Urca.


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio