código do Google analytics Aula inaugural de Ciências Sociais discute a juventude contemporânea nesta sexta-feira, dia 10 — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

ícone periódicosPortal de Periódicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Aula inaugural de Ciências Sociais discute a juventude contemporânea nesta sexta-feira, dia 10

por comunicacao — publicado 06/04/2015 13h25, última modificação 07/04/2015 10h08
Convidada para o evento será a professora da UFRJ Regina Novaes, ex-presidente do Conselho Nacional de Juventude

A juventude contemporânea e os desafios das ciências sociais no século XXI será o tema da aula inaugural deste semestre do curso de licenciatura em Ciências Sociais, que acontece nesta sexta-feira, dia 10 de abril, às 9h, no Auditório do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI). A aula será ministrada pela professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Regina Novaes.

Graduada em Ciências Sociais pela UFRJ, Regina fez mestrado em Antropologia Social pela mesma universidade e doutorou-se em Ciências Humanas (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (USP).

Como professora do Programa de Pós-Graduação da UFRJ, orientou pesquisas de iniciação científica, teses e dissertações e, entre 1995 e 2005, foi editora da revista Religião e Sociedade. Aposentou-se da UFRJ em 2005, prosseguindo com orientações de teses e dissertações anteriormente iniciadas.

Foi secretária nacional de juventude e presidente do Conselho Nacional de Juventude de 2005 a 2007. Atuou como consultora do Instituto Brasileiro de Análises Sócio-Econômicas (Ibase) entre março de 2007 e setembro de 2009, participando da coordenação-geral da pesquisa Juventude e Integração Sul-Americana, desenvolvida simultaneamente em seis países vizinhos. Em 2009, também atuou como consultora sênior do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Como pesquisadora do CNPq, desenvolve projetos de investigação na área de Juventude, Religião e Política. Durante o ano de 2014, atuou como pesquisadora visitante na UNIRIO, com apoio da Faperj.

O auditório do PPGI se localiza no Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (Av. Pasteur, 458, Urca).

Outras informações pelo telefone 2542-1274.