Portal do Governo Brasileiro

Portal de IdentificaçãoWebmail |  Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale Conosco |  Mapa do Site

Em foco novembro

Você está aqui: Página Inicial / Alunos se apresentam no 21º Encontro de Extensão e Cultura

Alunos se apresentam no 21º Encontro de Extensão e Cultura

por Comunicacao UNIRIO publicado 18/10/2016 11h35, última modificação 19/10/2016 09h08

Ao longo da 14ª Semana de Integração Acadêmica (SIA), que acontece até dia 21 de outubro, estudantes de diversas áreas têm a oportunidade de mostrar seus trabalhos dentro do 21º Encontro de Extensão e Cultura, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProExC). Em cinco dias de evento, estão previstas mais de 120 apresentações nas modalidades oral, artística, banner, palestra, mesa-redonda e roda de conversa.

Na modalidade oral, mais de 60 projetos e programas divulgam seus resultados nos dois primeiros dias de Encontro, em sessões realizadas nos campi da Reitoria, do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET) e no Centro de Ciências Jurídicas e Políticas (CCJP). O professor do Instituto Biomédico (ibio), César Luís Siqueira, elogia o intercâmbio de conhecimento gerado pelo evento. “Além de os alunos exporem para a comunidade acadêmica o que fazem, eles acabam conhecendo outros trabalhos, de outras áreas e escolas”, afirma. O docente é coordenador do programa Educação Ambiental, Sustentabilidade e Saúde, que conta com quatro bolsistas, e também do projeto Agricultura Sustentável, com dois bolsistas. Ambos os trabalhos se apresentaram na manhã desta terça-feira, dia 18 de outubro, no auditório Vera Janacopulos, no campus da Reitoria.

De meio-ambiente e saúde até matemática e teatro, a interação e a troca de conhecimento são perceptíveis pela variedade de áreas que se apresentam em uma mesma sessão e, inclusive, na mistura de cursos em alguns projetos ou programas. Também expondo seu trabalho nesta terça-feira, os estudantes Cassiano Amorim (Matemática) e Danilo Sabino (Teatro) são bolsistas do programa Matemática, que ciência é essa?, que conta com apoio da Faperj. A partir da ação de extensão Show de Matemática, o projeto leva esquetes teatrais e atividades lúdicas para colégios de Ensino Médio. “A ideia é trazer uma matemática mais criativa e muito mais interessante para os alunos do 2º e 3º anos”, ressaltou Danilo. Coordenador da iniciativa, o professor Fábio Luiz Borges destaca a importância do Encontro e da SIA por “possibilitarem que a gente mostre o nosso trabalho e tenha o reconhecimento por ele”.

Na programação do 21º Encontro de Extensão e Cultura, ainda são previstas 29 apresentações de banners, que acontecem na quarta-feira, dia 20, no pátio da Reitoria; quatro rodas de conversa nos dias 20 e 21, no campus do CCET; três palestras no dia 20, divididas entre os campi da Reitoria e do CCET; e 14 mesas-redondas nos dias 18, 20 e 21, também na Reitoria e no CCET. Nesta terça-feira, Lacrim e as Ligas Acadêmicas é tema da mesa-redonda, que será realizada no auditório Vera Janacopulos, a partir de 14h50.

Sobre a SIA

A 14ª SIA acontece até a próxima sexta-feira, dia 21 de outubro, e traz diversas atividades como apresentações orais e de pôsteres de estudantes, palestras, minicursos, encontros científicos, mesas-redondas e apresentações artístico-culturais. A Semana congrega outros cinco eventos: 10ª Semana de Ensino de Graduação, 15ª Jornada de Iniciação Científica, 21º Encontro de Extensão, 2ª Jornada de Pós-Graduação e 1ª Jornada de Educação a Distância. Confira a programação completa

As atividades são abertas ao público em geral, com exceção dos minicursos, que demandam inscrição prévia.

Mais informações na página da 14ª SIA: http://www.unirio.br/sia.

 


Acesso a Informação Capes CNPQ