código do Google analytics Alunos do Ensino Fundamental visitam a UNIRIO pelo PIBID — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Alunos do Ensino Fundamental visitam a UNIRIO pelo PIBID

Alunos do Ensino Fundamental visitam a UNIRIO pelo PIBID

por comunicacao — publicado 17/10/2012 00h00, última modificação 14/07/2015 10h27

Pela primeira vez em uma universidade, um grupo de alunos da Escola Municipal Paraguai, localizada em Marechal Hermes, esteve na UNIRIO para conhecer o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), na tarde desta terça-feira, 16 de outubro. Parte da programação da Semana de Integração Acadêmica (SIA), a visita é uma iniciativa do subprojeto de Ensino de Ciência, vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/UNIRIO).

De acordo com a Profa. Maria Auxiliadora Machado, coordenadora do subprojeto, a vinda dos estudantes à UNIRIO tem como meta mostrar que a Universidade é um espaço aberto a todos e uma possibilidade também para eles. "Ao trazer os estudantes para a Universidade, estamos querendo trabalhar a questão da profissão, para que eles possam ver um horizonte. Queremos mostrar que existem outros horizontes e que eles podem participar disso”, explicou.

Guiados pela Profa. Maria Auxiliadora Machado e por bolsistas dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas e em Ciências da Natureza, cerca de 20 alunos do 6º e do 7º ano do Ensino Fundamental percorreram o CCBS e conheceram o Laboratório de Química e o Laboratório de Zoologia, onde puderam entrar em contato com ambientes até então desconhecidos para a maioria. A excursão à UNIRIO só foi possível graças ao subprojeto de Ensino de Ciências, que existe desde 2010, quando o PIBID teve início na Instituição, e que conta com a participação de 12 bolsistas dos cursos de licenciatura em Ciências da Natureza e em Ciências Biológicas.

O papel dos bolsistas da UNRIO é atuar dentro da sala de aula, sob a orientação do professor da escola, no acompanhamento das atividades pedagógicas e da rotina da sala de aula de modo a proporcionar aos estudantes uma iniciação na profissão. "A licenciatura traz muita teoria, mas nem sempre mostra como essa teoria passa a funcionar na prática. A ideia é aplicar isso na prática. Toda a relação de ensino e aprendizagem que precisamos desenvolver e vivenciar, os bolsistas estão vivendo na escola já desde os primeiros momentos do PIBID”, destaca a Profa. Maria Auxiliadora Machado.

Para o bolsita do PIBID Maurício Vianna, aluno do 5º período de licenciatura em Ciências Biológicas, a experiência com o subprojeto é essencial para formação do futuro profissional de educação. “Quem pensa em ser professor e não tem esse tipo de experiência, eu não tenho dúvida de que vai chegar ao mercado muito cru e vai se machucar. Isso aqui é fundamental”, afirmou.

Professora de Ciências da Escola Municipal Paraguai, Lorena Nogueira destacou a importância da presença de estudantes de licenciatura dentro da sala de aula também para o professor. “Eles trazem ideias novas, e o professor se sente, na realidade, motivado. O estagiário traz para a gente a atualidade da universidade”, disse.

Sobre o PIBID

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência é promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (Capes) e tem como objetivo incentivar a formação de professores para a educação básica por meio da concessão de bolsas para estudantes de licenciatura e professores da rede pública de ensino e das instituições de nível superior.

Na UNIRIO, o PIBID é realizado desde 2010 e é coordenado pela Profa. Dra. Andréa Fetzner, da Escola de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade.

registrado em: PIBID, SIA 2012