Agenda de Eventos Unirio

Informativo UNIRIO Em Foco - outubro

Você está aqui: Página Inicial / Abertas inscrições para programa de mobilidade de pós-graduação

Abertas inscrições para programa de mobilidade de pós-graduação

por Comunicacao UNIRIO publicado 04/12/2017 19h00, última modificação 05/12/2017 10h26

Estão abertas até 16 de fevereiro as inscrições para a IX Convocatória do Programa de Mobilidade de Pós-Graduação da Rede de Macrouniversidades Públicas da América Latina e Caribe. A oferta é de três bolsas para estudantes de pós-graduação, no valor de US$ 3.600,00. Confira o edital.

Antes de se candidatar à Rede Macro, o aluno interessado deve apresentar sua candidatura à Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG/UNIRIO), enviando uma mensagem para o e-mail propgdpg@unirio.br, com o assunto Candidatura Rede Macro 2018. Essa etapa visa garantir que as candidaturas apresentem as condições exigidas pela Rede Macro e que atendam às normativas que regulam a pós-graduação no Brasil.

Há distintas exigências para os diferentes tipos de candidatos. Caso o interessado seja bolsista:

a)   Capes, é preciso cumprir o disposto no inciso IX, do art. 9º, da Portaria n° 76, de 14/04/10: "não acumular a percepção da bolsa com qualquer modalidade de auxílio ou bolsa de outro programa da CAPES, de outra agência de fomento pública, nacional ou internacional, ou empresa pública ou privada […]”;

b)   CNPq,  deve seguir o disposto no item 6, em especial os subitens 6.1 e 6.2 da RN-017/2006, publicada no site da agência de fomento;

c)   Faperj, é responsabilidade do coordenador do programa de pós-graduação seguir o disposto no item 3.1.2. Bolsas para Pós-Graduação, das Instruções para concessão e utilização de auxílios e bolsas no site da agência.

Após realizar essas verificações, a PROPG encaminhará as candidaturas à Coordenadoria de Relações Internacionais (CRI), para emissão de carta de indicação/nomeação, requerida no item (a) do numeral (V) da convocatória.

Leia o comunicado referente às normativas que regulam a pós-graduação no Brasil.

Outras informações estão disponíveis no edital ou pelo telefone 2542-4481.

Acesso a Informação Capes CNPQ Imagem Rede Unirio