código do Google analytics Abertas as inscrições para programa de bolsas voltado a estudantes indígenas e quilombolas — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Abertas as inscrições para programa de bolsas voltado a estudantes indígenas e quilombolas

por comunicacao — publicado 05/07/2019 16h00, última modificação 08/07/2019 13h31
Na UNIRIO, o auxílio não poderá ser acumulado com a Bolsa de Incentivo Acadêmico, mas poderá ser recebido com um dos auxílios da Prae (auxílio-moradia ou alimentação)

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) informa que estão abertas, até 30 de agosto, as inscrições para o Programa Bolsa Permanência (PBP) do Ministério da Educação (MEC), destinado a estudantes indígenas e quilombolas.

Em linhas gerais, o Programa é uma ação do Governo Federal de concessão de auxílio financeiro a estudantes matriculados em instituições federais de ensino superior em situação de vulnerabilidade socioeconômica e a estudantes indígenas e quilombolas. O recurso é pago diretamente ao estudante de graduação por meio de um cartão de benefício.

O valor atualmente praticado da bolsa em geral é de R$ 400. No entanto, de acordo com o “Manual de Gestão do Programa”, para os estudantes indígenas e quilombolas, será garantido um valor diferenciado, igual a pelo menos o dobro da bolsa paga aos demais estudantes, em razão de suas especificidades com relação à organização social de suas comunidades, condição geográfica, costumes, línguas, crenças e tradições, amparadas pela Constituição Federal.

Na UNIRIO, a Bolsa Permanência do MEC não poderá ser acumulada com a Bolsa de Incentivo Acadêmico, mas poderá ser recebida com um dos auxílios da Prae (auxílio-moradia ou alimentação).

Os interessados devem fazer a inscrição no Sistema de Gestão da Bolsa Permanência (SISBP), imprimir o termo de compromisso e entregar, juntamente com a documentação exigida e o formulário disponibilizado pela Prae, no Setor de Serviço Social, às quartas ou sextas-feiras, das 9 às 15h.

Para obter informações ou em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail servicosocial.prae@unirio.br ou pelo telefone (21) 2542-7577.