código do Google analytics ‘O evangelho segundo Dona Zefa’ fica em cartaz até este domingo, dia 15 — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Portal do Governo Brasileiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoriaImprensa

Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPeriódicos Científicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / ‘O evangelho segundo Dona Zefa’ fica em cartaz até este domingo, dia 15

‘O evangelho segundo Dona Zefa’ fica em cartaz até este domingo, dia 15

Espetáculo é dirigido pelo coordenador do Nepaa

A peça O evangelho segundo Dona Zefa fica em cartaz até este domingo, dia 15, no Planetário da Gávea. Com música original de Edu Krieger, o espetáculo apresenta a trajetória da contadora de histórias, ceramista e escultora Josefa Alves dos Reis, que traz narrativas das tradições orais nordestinas e mineiras. A direção é do coordenador do Núcleo de Estudos das Performances Afro-Ameríndias (Nepaa), Zeca Ligiéro, que também assina o texto.

Para a criação, Ligiéro baseou-se em sua pesquisa sobre “tradição oral”, na qual realizou trabalho investigativo com Dona Zefa, residente do Vale do Jequitinhonha (MG). Quando criança, devido às sucessivas secas, a contadora de “causos” perambulou com a família pela região de Canudos, no norte da Bahia, partindo da fronteira de Alagoas com Sergipe.

A personagem adota diversas profissões até descobrir seu talento: escultura. A geografia de seu imaginário coloca lado a lado os serros frios das Gerais e a caatinga Nordestina. Convivem juntos Antônio Conselheiro e Lampião, anjos e santos, Tranca Rua e a Mãe Terra. A atriz trabalha com máscaras e há manipulação de bonecos que remetem à tradição do imaginário nordestino e do Vale do Jequitinhonha, presentes na arte de Zefa.

As apresentações acontecem até o dia 15 de dezembro, de quinta a domingo, às 20h. O Planetário da Gávea se localiza na Avenida Padre Leonel França, 240.

Outras informações pela página do espetáculo no Facebook.


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio