código do Google analytics ‘O evangelho segundo Dona Zefa’ estreia nova temporada nesta quarta-feira — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Portal do Governo Brasileiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoriaImprensa

Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / ‘O evangelho segundo Dona Zefa’ estreia nova temporada nesta quarta-feira

‘O evangelho segundo Dona Zefa’ estreia nova temporada nesta quarta-feira

por comunicacao — publicado 25/11/2013 13h20, última modificação 29/11/2013 14h32
Espetáculo tem texto e direção do coordenador do Nepaa, Zeca Ligiéro

A contadora de histórias, ceramista e escultora em madeira Josefa Alves dos Reis traz narrativas das tradições orais nordestinas e mineiras na peça O evangelho segundo Dona Zefa, que estreia nova temporada nesta quinta-feira, dia 28, no Planetário da Gávea. O espetáculo tem música original de Edu Krieger. Já texto e direção são do coordenador do Núcleo de Estudos das Performances Afro-Ameríndias (Nepaa), Zeca Ligiéro.

Para a criação, Ligiéro baseou-se em sua pesquisa sobre “tradição oral”, na qual realizou trabalho investigativo com Dona Zefa, residente do Vale do Jequitinhonha (MG). Quando criança, devido às sucessivas secas, a contadora de “causos” perambulou com a família pela região de Canudos, no norte da Bahia, partindo da fronteira de Alagoas com Sergipe.

A personagem adota diversas profissões até descobrir seu talento: escultura. A geografia de seu imaginário coloca lado a lado os serros frios das Gerais e a caatinga Nordestina. Convivem juntos Antônio Conselheiro e Lampião, anjos e santos, Tranca Rua e a Mãe Terra. A atriz trabalha com máscaras e há manipulação de bonecos que remetem à tradição do imaginário nordestino e do Vale do Jequitinhonha, presentes na arte de Zefa.

As apresentações acontecem até o dia 15 de dezembro, de quinta a domingo, às 20h. O Planetário da Gávea se localiza na Avenida Padre Leonel França, 240.

Outras informações pela página do espetáculo no Facebook.


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio