código do Google analytics ‘Matemática na Urca’ apresenta temas diversos a estudantes da graduação — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / ‘Matemática na Urca’ apresenta temas diversos a estudantes da graduação

‘Matemática na Urca’ apresenta temas diversos a estudantes da graduação

por comunicacao — publicado 24/10/2013 12h15, última modificação 25/10/2013 09h42
Evento, que acontece até sexta-feira (25), integra a programação da 11ª Semana de Integração Acadêmica da UNIRIO e da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Teve início na tarde desta quarta-feira, 23 de outubro, a 3ª edição do evento “Matemática na Urca”, organizado pela Escola de Matemática da UNIRIO e voltado para estudantes de graduação. Até esta sexta, professores e pesquisadores da UNIRIO e de outras instituições proferem palestras sobre temas da Matemática de interesse dos discentes.

Presente à abertura do evento, o reitor Luiz Pedro San Gil Jutuca ressaltou que o evento representa a excelência alcançada pela Escola de Matemática da UNIRIO. Professor de Matemática mais antigo da Universidade, Jutuca destacou o trabalho dos docentes da unidade. “Nossos estudantes podem ter certeza de que estão em boas mãos. Temos um grupo de docentes forte, muito bem preparado e disposto a colaborar”, avaliou.

O pró-reitor de Extensão e Cultura, Diógenes Pinheiro, apontou a importância da realização do evento durante a 11ª Semana de Integração Acadêmica da UNIRIO e a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. “Não haveria época melhor para acontecer o ‘Matemática na Urca’. Estamos com eventos em diversas áreas do conhecimento, e este veio enriquecer e qualificar a programação”, disse.

Diretor da Escola de Matemática, Ronaldo Busse destacou o envolvimento dos professores na organização do evento e na escolha dos palestrantes. “O objetivo deste encontro são vocês, estudantes. Entendemos que as atividades complementares não são apenas horas a serem cumpridas, mas horas a serem cumpridas com qualidade”, afirmou.

Além de estudantes do curso presencial, o evento contou com a presença de alunos do curso de Matemática a Distância do polo de Petrópolis.

Programação

O decano do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET), Luiz Amâncio Junior, abriu a programação com a palestra “Teorema de Helly e aplicações”. Estabelecido em 1913 pelo matemático austríaco Eduard Helly, o teorema tem aplicações em áreas como engenharia e robótica.

O “Matemática na Urca” prossegue até esta sexta-feira, 25, no auditório do CCET (Av. Pasteur, 458, Urca).

Confira a programação no seguinte link: http://www2.unirio.br/unirio/ccet/matematica/news/matematica-na-urca-acontecera-dias-23-24-e-25-10