código do Google analytics Filme 'Resistência – o Advogado no Estado de Exceção’ será exibido no Festival do Rio — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Filme 'Resistência – o Advogado no Estado de Exceção’ será exibido no Festival do Rio

por comunicacao — publicado 07/10/2016 13h05, última modificação 10/10/2016 13h44
Documentário, que é resultado de trabalho de extensão da UNIRIO, será exibido nesta segunda-feira, dia 10. A sessão, que é gratuita, será seguida de debate. Interessados devem se inscrever pelo site do Festival

Na próxima segunda-feira, dia 10 de outubro, o Festival do Rio vai exibir, dentro da programação de eventos gratuitos, o filme Resistência – o Advogado no Estado de Exceção, de Juan Posada. A produção é fruto do trabalho de extensão da UNIRIO Memórias do Holocausto, coordenado pelos professores Flora Strozenberg e Luiz Otávio Ferreira Barreto Leite. O evento acontece às 18h na Sede do Festival.

O filme traz a memória da luta de resistência da advocacia durante o período militar (1864-1985), a partir do encontro com a realidade de sete advogados que atuaram na época: Antonio Modesto da Silveira, Humberto Jansen Machado, Rosa Maria Cardoso, Belisário dos Santos Jr., Fernando Fragoso, Samuel Mac Dowell de Figueiredo e Flora Strozenberg. Além de ser uma das entrevistadas, a professora Flora, junto com o professor Luiz Otávio, teve participação na produção, no argumento e no roteiro do documentário.

Em meio a um projeto sobre o Holocausto, os professores se depararam com outro viés relacionado a estados totalitários e, no encontro com o diretor Juan Posada, conseguiram viabilizar o filme sobre a resistência da advocacia em um Brasil tomado pela ditadura.  “O tema Resistência - Advogado no Estado de Exceção surgiu no momento da comemoração do aniversário de 89 anos do advogado Modesto da Silveira. Sem dúvida nenhuma, Modesto é nossa estrela, não só nesse filme como também em todo o processo de resistência dos advogados à ditadura civil/militar, que se abateu sobre nós entre 1964 e 1985.”, afirmou Flora Strozenberg.

Após a exibição, haverá o debate Democracia e Estado de Exceçãoa importância do resgate da memória pelo cinema e Tv com a participação de Juan Posada e do historiador e professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) Daniel Araão Reis Filho, com a moderação de Fábio Watson, produtor executivo do filme. Os interessados em assistir à sessão podem se inscrever pelo site Rio Market.

A Sede do Festival do Rio fica no Colégio Brasileiro de Altos Estudos - UFRJ, na Avenida Rui Barbosa, 762 – Flamengo.