código do Google analytics ‘Cortina de Fumaça’ abre programação do Fórum de Psicanálise e Cinema no segundo semestre — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / ‘Cortina de Fumaça’ abre programação do Fórum de Psicanálise e Cinema no segundo semestre

‘Cortina de Fumaça’ abre programação do Fórum de Psicanálise e Cinema no segundo semestre

por comunicacao — publicado 22/08/2017 17h55, última modificação 22/08/2017 17h53
Exibição seguida de debate acontece nesta sexta-feira, dia 25, às 18h, no Auditório Vera Janacopulos

No bairro do Brooklin, em Nova Iorque, Auggie Wren (Harvey Keitel), que é dono de uma tabacaria há mais de dez anos, cultiva o hábito peculiar de fotografar sua loja pelo lado de fora todos os dias. Embora aparentem ser iguais, as fotos retratam detalhes de cada dia. Em sua rotina, Auggie conhece Paul Benjamin (William Hurt), um novelista desastroso que não publicou mais coisa alguma desde a morte da esposa, e Rashid Cole (Harold Perrineau Jr.), um jovem mentiroso à procura do pai. A partir do drama dos três – Auggie descobre que sua filha é viciada e está grávida –, eles terão suas vidas interligadas e mudadas para sempre.

Essa é a história do filme Cortina de Fumaça (Wayne Wang e Paul Auster, 1995), que abrirá a programação do Fórum de Psicanálise e Cinema no segundo semestre. A exibição seguida de debate acontece nesta sexta-feira, dia 25, às 18h, no Auditório Vera Janacopulos.

Segundo os organizadores, a obra entrará em debate “tanto pela  temática bem construída e interpretada como pelo uso de metáforas que envolvem as relações inter-raciais, problemáticas familiares e envolvimentos emocionais de memórias sofridas que podem mudar a perspectiva dos principais personagens”.

O Auditório Vera Janacopulos se localiza no campus da Reitoria (Av. Pasteur, 296, Urca).

Trajetória

O Fórum de Psicanálise e Cinema foi criado em 1997 como uma atividade de extensão científica da Associação Psicanalítica Rio 3, pelo então presidente, Waldemar Zusman, e pelo diretor Neilton Dias da Silva. Em 2004, passou a contar com a participação da museóloga e professora da UNIRIO Ana Lúcia de Castro, responsável pela análise cultural dos filmes.

Dois anos depois, a APRIO 3 celebrou parceria com a UNIRIO para, mensalmente, sediar o Fórum de Psicanálise e Cinema. Em agosto de 2011, a APRIO 3 fundiu-se com a Sociedade Psicanalítica do Rio de Janeiro (SPRJ), sendo mantida a parceria para sediar o evento. As sessões acontecem sempre na última sexta-feira de cada mês.


e-mec - consulte aqui o cadastro da instituição nos sitemas emec Capes CNPQ marca rede unirio marca seiunirio