código do Google analytics ‘Caminhão do esporte’ leva ciência para circular na cidade — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / ‘Caminhão do esporte’ leva ciência para circular na cidade

‘Caminhão do esporte’ leva ciência para circular na cidade

por comunicacao — publicado 22/10/2013 14h55, última modificação 23/10/2013 12h59
Unidade de Avaliação Metabólica Móvel esteve nesta terça-feira na Lagoa, para demonstrar os experimentos desenvolvidos pela equipe de pesquisadores do Laboratório de Bioquímica de Proteínas da UNIRIO. Quinta-feira será a vez do Leme

Levar a ciência praticada no laboratório para as ruas. Foi com esse objetivo que o Laboratório de Bioquímica de Proteínas (LBP) da UNIRIO, coordenado pelo professor L.C. Cameron, montou a Unidade de Avaliação Metabólica Móvel – um caminhão que permite a realização de experimentos similares aos desenvolvidos na Universidade para avaliar a resposta do metabolismo a exercícios físicos.

A unidade móvel esteve nesta terça-feira no Parque dos Patins, na Lagoa, onde atraiu a atenção de pessoas que circulavam pelo local e também de atletas do remo, corrida e tênis. Os interessados na avaliação passavam por uma verificação da pressão arterial e exame de glicemia. A seguir, praticavam exercícios em esteira e bicicleta ergométrica, para posterior análise dos níveis sanguíneos.

Os resultados permitem, por exemplo, apontar se o nível de exercícios praticados está adequado ou se é necessária alguma mudança no treinamento.

Equipe do LBP avalia atletas do remo (Crédito: LBP)

O trabalho desenvolvido pela equipe liderada pelo professor Cameron possibilita o mapeamento do metabolismo de atletas de alto rendimento e aponta intervenções necessárias no programa de treinamento, alimentação, repouso e recuperação. Atualmente, o LBP atua na preparação de mais de 100 atletas de nível olímpico.

Na próxima quinta-feira, 24 de outubro, a Unidade de Avaliação Metabólica Móvel do LBP/UNIRIO estará na Praça Almirante Júlio de Noronha, no Leme, das 10h às 15h. A atividade faz parte da programação da 11ª Semana de Integração Acadêmica da UNIRIO e da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontecem até domingo em todo o país.

registrado em: SNCT, SIA 2013