código do Google analytics 14ª Semana de Integração Acadêmica termina com entrega de premiações — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / 14ª Semana de Integração Acadêmica termina com entrega de premiações

14ª Semana de Integração Acadêmica termina com entrega de premiações

por comunicacao — publicado 24/10/2016 10h15, última modificação 25/10/2016 12h56
Melhores apresentações e trabalhos foram reconhecidos na tarde de sexta-feira, 21 de outubro, último dia do evento

O auditório Vera Janacopulos, no campus da Reitoria, ficou pequeno frente ao número de estudantes, professores e técnicos que prestigiaram a cerimônia de encerramento da 14ª Semana de Integração Acadêmica (SIA). Durante o evento, foram premiados os melhores trabalhos e apresentações de estudantes de graduação e de pós-graduação.

A cerimônia foi aberta pela Camerata de Cordas da UNIRIO, formada por estudantes da Universidade. Em seguida, o reitor Luiz Pedro San Gil Jutuca manifestou sua satisfação pelo sucesso da 14ª SIA. “Estou certo de que foi uma semana muito profícua, rica em troca de conhecimentos”, destacou.

Os três pró-reitores acadêmicos destacaram a alta qualidade dos trabalhos apresentados este ano. Claudia Aiub, pró-reitora de Extensão e Cultura, disse que observou uma melhora não só em relação à qualidade, mas também na “interação com a sociedade, que é papel dos projetos de extensão e cultura”.

A pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Evelyn Orrico, ressaltou que recebeu dos avaliadores externos um retorno de muitos itens apontados como "muito bons" ou "excelentes". Ela aproveitou para manifestar a preocupação da PROPG com as notícias de contingenciamento de verbas do CNPq e o possível corte de bolsas de pós-graduação e de iniciação científica.

Alcides Guarino, pró-reitor de Graduação, parabenizou todos os bolsistas de monitoria e dos programas de Educação Tutorial (PET) e de Iniciação à Docência (Pibid) pelas atividades desenvolvidas durante a SIA. E destacou que, pela primeira vez, a monitoria conjugou trabalhos de pesquisa em educação, com abordagens inovadoras.

O vice-reitor, Ricardo Cardoso, lembrou que, além da programação organizada pelas pró-reitorias, a 14ª SIA incluiu iniciativas de outras unidades, como a Biblioteca Central, que promoveu uma ação voltada para alunos de escolas públicas próximas à UNIRIO. “A Universidade vai além dos nossos cursos. E nosso papel é não apenas produzir ciência, mas também divulgar o que estamos fazendo”, observou.

Premiação

Ao longo da Semana, centenas de trabalhos foram apresentados, em forma de pôsteres e oralmente. Cada pró-reitoria acadêmica elegeu, com o auxílio de avaliadores convidados, os premiados nos seguintes eventos que compuseram a 14ª SIA: 10ª Semana de Ensino de Graduação, 15ª Jornada de Iniciação Científica, 21º Encontro de Extensão e 2ª Jornada de Pós-Graduação.

O anúncio e a entrega das premiações foram conduzidos pelos diretores e coordenadores das pró-reitorias: Ronaldo Busse, pela Prograd; Anderson Teodoro e Wellington Amorim, pela PROPG; Antonio Andrade e Helena Uzeda, pela PROExC.

Confira nos links abaixo os premiados em cada evento:

10ª Semana de Ensino de Graduação

15ª Jornada de Iniciação Científica

21º Encontro de Extensão (premiados em vermelho)

2ª Jornada de Pós-Graduação