Você está aqui: Página Inicial / Pesquisadores

Pesquisadores

Coordenadores:

Profa. Dra. Martha Tupinambá de Ulhôa
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C
www.unirio.br/mpb/ulhoatextos
(mulhoa@unirio.br)
Diploma em Piano pelo Conservatório Brasileiro de Música (Rio de Janeiro, 1972), Mestrado em Belas Artes (University of Florida, 1978) e Ph.D. em Musicologia (Cornell University, 1991). Pos-doutorado no Instituto de Música Popular da Universidade de Liverpool (1997-98). Professora titular em musicologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) lecionando no Instituto Villa Lobos e no Programa de Pós-Graduação em Música do Centro de Letras e Artes. Pesquisadora do CNPq; representante da área de Artes/Música junto à CAPES/MEC (2005-2007). Editora (1996-1999) e secretária (1999-2003) da ANPPOM. Tesoureira e vice-presidente da IASPM Latino-americana entre 2000 e 2004. Atualmente Member-at-Large do Comitê Executivo da IASPM Internacional (2005-2007). Publicações incluem: Métrica Derramada: prosódia musical na Canção Brasileira Popular (Brasiliana); Nova história, velhos sons: Notas para ouvir e pensar a música brasileira popular (Debates); Música romântica in Montes Claros: inter- gender relations in Brazilian popular song (British Journal for Ethnomusicology); Música Sertaneja em Uberlândia na década de 1990 (ArtCultura); Let me sing my BRock: Learning to listen to Brazilian Rock (Rockin' las Américas: the global politics of rock in Latin/o America); Música Popular na América Latina Pontos de escuta (Org. com Ana Maria Ochoa).


Possui Bacharelado em Regência pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e mestrado em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Doutor em musicologia pela UNIRIO, é professor Adjunto nível 2 da mesma instituição. Sua tese de doutorado, "O Baú do Animal: Alexandre Gonçalves Pinto e o Choro" foi contemplada com o Prêmio Funarte de Produção Crítica em Música 2012 e com o Prêmio Silvio Romero 2011 (2a colocação). Coordenador do projeto de extensão Escola Portátil de Música, referência do ensino do choro no Rio de Janeiro. Como bandolinista, tem grande atuação no mercado nacional, tendo atuado em shows e gravações com cantores como Roberto Silva, Cristina Buarque, Zélia Duncan, Mônica Salmaso, além de ter atuado como solista e intérprete em concertos na França, Bélgica, Dinamarca e Colômbia. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Prática de Conjunto atuando principalmente nos seguintes temas: choro, acervos de música, etnomusicologia e samba


Pesquisadores Associados/Atuais: 

(luizorcb@gmail.com)
Luiz Otávio Rendeiro Corrêa Braga concluiu com distinção o doutorado em História Social pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2002. Atualmente é Professor Associado II, lotado no Depto. de Educação Musical do Instituto Villa-Lobos na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Publicou 9 trabalhos em anais de eventos. Possui 2 livros publicados. Participou de 36 eventos no Brasil. Orientou 9 dissertações de mestrado, 4 teses de doutorado, além de 15 trabalhos de conclusão de curso na área de Artes, num total até agora de 56 participações em bancas de conclusão de curso entre mestrado e doutorado. Entre 1997 e 2012 coordenou 5 projetos de pesquisa. Atua na área de História, com ênfase em Música Popular. Em suas atividades profissionais interagiu com 16 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Cultura Popular-História, Música Popular - Metodologia, Música Popular- História, Informática- Educação Musical, Música - Composição, Música-Educação e Métodos-Violão. Em 2015 possui 2 orientandos de mestrado e 1 doutorando. É membro do grupo de pesquisa Música Urbana no Brasil e líder do grupo de pesquisa MÚSICA POPULAR, NOVAS TECNOLOGIAS E MÍDIAS CONTEMPORÂNEAS. É membro parecerista da ANPPOM e do CNPq e pertence ao corpo editorial da Música Popular em Revista.


Bolsista do Programa de apoio ao pós-doutorado/BBP FAPERJ com o projeto "Musicologia como Escuta Uma contribuição a partir do estudo da música popular", junto ao Programa de Pós-graduação e Música - PPGM/Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Unirio. Possui Doutorado (2009) e Mestrado (2002) em Música pela (PPGM/UNIRIO), além de graduação em Comunicação Social habilitação: Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ, 1991). Tem experiência em Musicologia, Semiótica da música e Etnografia, com ênfase em música popular urbana. É pesquisadora associada do grupo Música Urbana no Brasil (PPGM/UNIRIO), realizando um inventário crítico da produção acadêmica sobre análise da música popular desenvolvido nos programas de pós-graduação em Música brasileiros. Desde 2011/01, vem atuando como docente junto ao IVL/UNIRIO nas disciplinas Análise da Música Popular II e III. Durante 2010 e 2011, foi editora assistente da revista on line, IASPM Journal, da Associação Internacional para o Estudo da Música Popular. Em sua tese de doutorado, desenvolveu pesquisa sobre heavy metal no Rio de Janeiro e, em especial, o subgênero black metal, através de análise semiótica. Foi bolsista PDEE/Capes na Noruega, entre fevereiro e julho de 2008, junto ao Departamento de Musicologia da Universidade de Oslo. Sua dissertação de mestrado girou em torno da música de concerto contemporânea de compositores do Rio de Janeiro, e sua interface com a música popular, tema surgido a partir da experiência como bolsista de aperfeiçoamento (AP) junto à pesquisa Música de concerto no Brasil, realizada durante sua passagem pelo curso de Licenciatura em Música (IVL/UNIRIO 1995 - 1999).


Possui graduação em Licenciatura em Educação Artística Habilidade MúsiCA pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2002), mestrado em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2006) e doutorado em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2011). Atualmente é professor de educação musical no CEFET/RJ. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Musicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: música popular - brasil, fado, educação musical, rio de janeiro e música brasileira.


Luiz Costa-Lima Neto é Bacharel em Composição Musical, Licenciado em Educação Artística com habilitação em Música, Mestre e Doutor em Musicologia pela UNIRIO, com dissertação sobre a música de Hermeto Pascoal e Grupo (1981-1993) e tese sobre a música nas comédias de Luiz Carlos Martins Penna (1833-1846). É professor de música na Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Penna e na Pós-graduação em Arteterapia da Clínica Pomar. Foi guitarrista, cantor e compositor na banda multimídia Tao e Qual na década de 1980, com a qual se apresentou ao lado de escritores, poetas e artistas plásticos como Sérgio Sant’Anna, Chacal e Ernesto Neto. Participou como compositor em bienais e panoramas de música contemporânea e ganhou prêmios de melhor trilha sonora original em festivais nacionais de teatro. Vem publicando artigos sobre a música de Hermeto Pascoal no Brasil e no exterior.

 

Graduado em História (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988). Mestre em História pela UFRJ (1995) e Doutor em História pela UFF (2012). Desenvolve estágio de pesquisa pós-doutoral junto à Fundação Casa de Rui Barbosa (RJ). Realizou também estudos de música na UFRJ (graduação incompleta em piano). Atualmente é professor de História da Música da UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro). É autor de Música, Sociedade e Política: Alberto Nepomuceno e a República Musical. Rio de Janeiro: UFRJ, 2007, versão revista de sua dissertação de Mestrado. Desenvolve atividades de pesquisa e docência voltadas para a compreensão de uma História Cultural e Social da Música. Além de pianista, é bandoneonista, atuando à frente do Quinteto Los Mareados, dedicado ao tango.

Possui graduação em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2005). Atualmente é professor associado I da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de História, Filosofia e Educação Popular atuando principalmente nos seguintes temas: Educação do Campo e Movimentos sociais; Teoria Crítica, Educação e Estética.
 


Pesquisadores Egressos:

Prof. Dr. Kazadi Wa Mukuna
http://www.mellenpress.com/mellenpress.cfm?aid=5127&pc=10
 
Possui graduação em Musica pela University of California At Los Angeles(1966), mestrado em Etnomusicologia pela University of California At Los Angeles(1974), doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1977) e doutorado e Etnomusicologia pela University of California At Los Angeles(1978) Atualmente é professor titular da Kent State University (USA). Tem experiência na área de Antropologia, Sociologia, Linguistica, com ênfase em Etnomusicologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Musica, Cultura, Sociologia, Etnomusicologia.

 

Bacharel e Mestre em História e Doutora em Ciências Sociais - Antropologia. Realizou Pós-Doutorado no PPG Musica da UNIRIO (bolsista PosDoc Sênior FAPERJ - 2012/2013), tendo integrado o grupo "Música Urbana no Brasil".  É Professora e Pesquisadora Titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Midiática (Mestrado e Doutorado) da Universidade Paulista. Pesquisa e atua na interface dos campos da Comunicação, Música e Antropologia, com ênfase nos estudos sobre memória, narrativa, escuta e música midiática, pesquisando sobre migrações/diásporas, identidades e interações sociais vinculadas às práticas musicais; paisagens sonoras, culturas midiáticas e recepção dos ouvintes. Atualmente realiza Pós-Doutorado no Programa de Investigación en Ciencias Sociales, Niñez y Juventud da Red CLACSO de Posgrados (2014/2015). Pesquisadora e Vice-coordenadora do MUSIMID (Centro de Estudos em Música e Mídia), ligado à ECA-USP e ao PPGCOM UNIP. 

 

Professor de música do quadro permanente da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro desde 1997. Graduação (1985) e Mestrado em Composição Musical (1987) pela Manhattan School of Music, Nova York, EUA, 1987. Pianista e baterista de jazz com vasta experiência profissional ambos no Brasil e EUA. Entre sua produção relevante o Concerto gravado ao vivo no Teatro Municipal de Niterói "Milton Banana Trio - Quarenta Anos De Bossa Nova", 1999 (Última apresentação do baterista Milton Banana antes de seu falecimento no mesmo ano.); Faces of a Revolution, 1985 (Poema sinfônico de 12 minutos de duração); Teoria da Música, 1994 de B. Méd (editoração musical e layout de páginas).


Luis Ricardo da Cunha Ventura (Rio de Janeiro, 1948-2008) 
Instrumentista, arranjador, compositor. Graduação em Licenciatura em Música (1973) e especialização em Educação Musical (1983) pela UNIRIO. Foi Professor Adjunto IV da UNIRIO e participou do GPMU em função do trabalho de arranjo que desenvolvia junto aos grupos de prática de conjunto do Bacharelado de Música Popular Brasileira do Instituto Villa-Lobos da mesma instituição. Mais informações no link http://musicosdobrasil.com.br/rick-ventura.


Prof. Dr. Roberto Múrcia Moura (Rio de Janeiro, 1947-2005)
Licenciado em Música pelo Instituto Villa-Lobos (1972), Mestre em Comunicação e Cultura pela Eco-UFRJ (1997) com a dissertação Praça Onze - No meio do caminho tinha as meninas do Mangue e Doutor em Música (2003) pela UNIRIO com a tese No princípio era a roda - roda de samba, partido-alto e outros pagodes. Livro publicado pela Editora Rocco em 2004 (ISBN:85-325-1790-0). Resumo da tese e livro: No princípio, era a roda refaz a trajetória histórica do samba a partir de duas convicções principais: a primeira, de que uma coisa é o samba, um gênero musical; outra, a escola de samba, sua institucionalização; e, uma outra ainda é a roda de samba, que é a ambiência que permitiu o desenvolvimento do samba como gênero e, portanto, antecede o gênero e a escola; a segunda convicção é de que a roda é o lugar onde o sambista se sente verdadeiramente em casa - e é isso que explica o seu ressurgimento desde que, com o crescimento e a profissionalização das escolas, estas se tornaram progressivamente mais "rua" para aqueles que a fundaram. Indo da Tia Ciata, nos fins do Séc. XIX, à realidade de hoje, do Candongueiro, em Pendotiba, Niterói, o autor recorre principalmente ao material disponível na etnomusicologia, antropologia (notadamente a Roberto DaMatta) e estudos de música popular, cruzando-o com a discografia do gênero, entrevistas com compositores e observação empírica de rodas de samba no Rio de Janeiro, ressaltando a importância nesse processo do Cacique de Ramos e, antes do bloco, das rodas semi-profissionais do Zicartola, da Noitada de Samba do Teatro Opinião e do Rosa de Ouro. 


Profa. Dra. Rosana de Saldanha da Gama Lanzelotte
http://www.lanzelotte.com/
(rosana@uniriotec.br)
Doutora em Informática, com pós-doutorado no INRIA (França), Rosana Lanzelotte atuou como professora pesquisadora durante mais de vinte anos na PUC-Rio (1986 a 1997) e UniRio (1997 a 2009), onde liderou pesquisas na área de MIR - Music Information Retrieval. Ao longo desse período, orientou diversos trabalhos e publicou artigos nos principais periódicos e conferências da área de Bancos de Dados. Destaca-se também pela atuação na área musical, tendo gravado obras raras de Bach e Haydn, sonatas inéditas do português Avondano e peças brasileiras para cravo. Resgatou as obras de Neukomm que inauguram o repertório de música de câmara no país, por ela registradas ao lado de Ricardo Kanji (flauta) no CD Neukomm no Brasil para o selo Biscoito Fino. Um dos cinco nominados para o Latin Grammy em 2009, o CD recebeu o V Prêmio Bravo. É a autora do livro "Sigismund Neukomm, Música Secreta - Minha Viagem ao Brasil", lançado em 2009 pela editora Arteensaio. Idealizou e coordena o projeto Musica Brasilis (www.musicabrasilis.org.br), no âmbito do qual são pesquisadas metodologias para a disponibilidade via web de recursos musicais brasileiros. Suas realizações a fizeram merecedora do prêmio Golfinho de Ouro, concedido em 2002 pelo Conselho Estadual de Cultura do Rio, e da comenda Chevalier des Arts et des Lettres, outorgada em 2006 pelo Governo francês.

 

Possui pós-doutorado (2011), doutorado (2007) e mestrado (2002) em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e é graduado em Arquitetura (1971) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é pesquisador associado e professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Música da Unirio. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nas seguintes especialidades: musicologia, análise audiovisual, semiologia e sonologia.


Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1970), mestrado em História pela Universidade Federal de Goiás (1982) e doutorado em História pela Universidade de Brasília (2004). É Professora do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Goiás. Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História (Mestrado e Doutorado), da UFG, para o biênio 2010-2011. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Regional do Brasil, atuando principalmente na área de história cultural, nos seguintes temas: música popular, cultura goiana, sertão, memória e identidade.


Professor no Instituto Villa-Lobos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (RJ, 2004), tendo trabalhado anteriormente no Conservatório de Música da Universidade Federal de Pelotas (RS, 1997) e na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG, 1996). Doutor em Música pelo Programa de Pós-Graduação em Música da Unirio (2011) com estágio de doutoramento (bolsa Capes - PDEE) na Universidade de Aveiro, Portugal. Possui mestrado em Música pela UFRJ (2002) e bacharelado em Violão pela UFMG (1994), além de graduação em Letras pela PUC-RS (1984). Estudou também com Edelton Gloeden (1996/1997, São Paulo) e Eduardo Isaac (1998/1999, Argentina). Trabalhou com o compositor Rufo Herrera, do qual estreou várias obras (1992-1996). Leciona Violão, Música de Câmara, Recital, Violão Complementar e Processos de musicalização: iniciação ao violão (nos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Música da Unirio) e Tópicos especiais: Performance (no Curso de Mestrado do PPGM da Unirio). Desenvolve a pesquisa Guerra-Peixe e o violão: música de câmara . Como camerista atualmente apresenta-se em duo com o tenor Ricardo Tuttmann. Como intérprete e pesquisador, desenvolve trabalhos principalmente em relação às obras de Heitor Villa-Lobos e César Guerra-Peixe bem como sobre a música erudita brasileira para violão dos anos 1970.
Menu de Navegação