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A APRENDIZAGEM DE CINEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO A PARTIR DA PROGRAMAÇÃO DE SIMULAÇÕES E JOGOS COM A PLATAFORMA SCRATCH - Vinicius Vilela de Almeida Rego

O emprego de tecnologias no ensino de Física pode tornar a sala de aula um ambiente mais atrativo e favorecer a aprendizagem significativa. Foram desenvolvidas quatro simulações e dois jogos de Cinemática, construídos e disponibilizados na plataforma educativa MIT Scratch 2.0. Adicionalmente, sete vídeos do tipo tutorial foram gravados e divulgados por meio do sítio do YouTube. Os treze objetos de aprendizagem abrangeram movimento retilíneo uniforme, movimento retilíneo uniformemente variado, queda livre e lançamentos vertical, horizontal e oblíquo. Após a criação desses objetos, a aplicabilidade foi testada em uma oficina de doze horas realizada de outubro a dezembro de 2016 com quatorze alunos do Ensino Médio regular de uma escola pública da rede estadual, localizada na zona oeste do município do Rio de Janeiro. O objetivo foi avaliar se inserir a programação de simulações e jogos no ensino da Cinemática tornaria o conteúdo mais interessante e menos abstrato aos alunos. Na aplicação piloto da proposta, dados foram colhidos por observação direta e questionário on-line e, então, analisados qualitativamente. No início da oficina, somente um aluno lembrava-se da definição cientificamente aceita do conceito de velocidade e nenhum recordava a de aceleração. Já, ao final, seis demonstraram ter assimilado o conceito de velocidade e quatro o de aceleração. Para todos os alunos, criarem simulações de Cinemática contribuiu para a aprendizagem e conhecerem uma linguagem de programação ajudou no desenvolvimento, ainda que nenhum tivesse programado em Scratch ou qualquer outra linguagem antes. Houve também aumento da participação e da motivação na oficina com a plataforma Scratch em comparação às aulas tradicionais. Logo, os alunos programarem simulações baseadas nos conceitos físicos parece ter ajudado a tornar o conteúdo de Cinemática interessante e mais concreto. Palavras-chave: Ensino de Física. Scratch. Cinemática. Simulação. Programação.

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