Você está aqui: Entrada / Dissertações / ENSINO DE FÍSICA POR INVESTIGAÇÃO E A APRENDIZAGEM COLABORATIVA: O MAPEAMENTO DAS LINHAS DE CAMPO COMO ELEMENTO DE PROBLEMATIZAÇÃO - Robson Vieira

ENSINO DE FÍSICA POR INVESTIGAÇÃO E A APRENDIZAGEM COLABORATIVA: O MAPEAMENTO DAS LINHAS DE CAMPO COMO ELEMENTO DE PROBLEMATIZAÇÃO - Robson Vieira

A relação entre Atividades Experimentais (AE) e a aprendizagem de conceitos físicos tem ganhado cada vez mais espaço nas pesquisas em Ensino de Física. O presente trabalho se insere no referido contexto e busca contribuir com reflexões a esse respeito. Fundamentalmente, apresentamos uma proposta metodológica para a construção de atividades que coloquem os alunos em posição ativa na resolução de situações problema, baseada no Ensino por Investigação (EI). Como ensaio empírico, propomos a realização de um experimento de baixo custo que apresenta conceitos de eletricidade como o campo elétrico e o potencial elétrico. A referida atividade foi aplicada em três turmas, correspondente a um total de 70 alunos, de Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio de uma instituição privada de ensino. Os alunos trabalharam em grupos e as atividades foram pensadas de forma que as questões levantadas permitissem a eles: elaborar o plano de trabalho; levantar hipóteses e discuti-las no âmbito do grupo, e em seguida com toda a turma; e sistematizar seus modelos explicativos. Foram registrados em áudio os diálogos internos aos grupos, assim como a discussão entre os grupos. Os diálogos transcritos foram categorizados, e em seguida analisados a partir da análise de conteúdo. Como resultado apresentamos a elaboração de 12 categorias distribuídas em três dimensões (conceitual, epistemológica e interação social), assim como buscamos analisar de que forma as referidas categorias podem evidenciar práticas epistêmicas. Palavras-chave: Ensino de Física, Aprendizagem Colaborativa, Ensino por Investigação.

PDF document icon Dissertação_Robson Vieira_2018_versãofinal.pdf — PDF document, 1.69 MB (1771843 bytes)

Navegação