Você está aqui: Entrada / Dissertações / O TRACKER NO ENSINO DE CONSERVAÇÃO DE ENERGIA MECÂNICA E SUAS TRANSFORMAÇÕES - Moacyr Petra da Silva

O TRACKER NO ENSINO DE CONSERVAÇÃO DE ENERGIA MECÂNICA E SUAS TRANSFORMAÇÕES - Moacyr Petra da Silva

Neste trabalho apresentamos o desenvolvimento de um produto educacional para ensinar conservação de energia através de vídeo análise utilizando o software Tracker para turmas do segundo ano do ensino médio. Foram construídos experimentos didáticos, utilizando materiais de baixo custo, que foram apresentados em sala de aula. Todas as experiências foram filmadas através do celular. Discutimos a distinção entre os tipos de forças aplicadas sobre os objetos estudados e analisados, conceito de energia mecânica, a velocidade, aceleração, com os seus respectivos gráficos feitos utilizando o programa Tracker. O produto educacional consiste em uma sequência didática acompanhada por um pré-teste, ou seja, uma série de perguntas com a intenção de construir o conhecimento dos educandos através da observação e experimentação dos fenômenos propostos em sala, e um pós-teste, com o intuito de saber se houve realmente um aprendizado significativo. Assim para embasar este produto didático foi feito uma fundamentação teórica sobre conservação de energia e Aprendizagem Significativa de Ausubel e Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs) de forma superficial. A proposta deste trabalho é permitir aos alunos adquirir em Habilidades e Competências através dos resultados da análise de conteúdo aplicado à sequência didática. Relatamos também as dificuldades que podem ser encontradas para a aplicação deste produto didático e esperamos que este trabalho possa ajudar outros professores a superarem as adversidades de ensino deste tópico na introdução de novas tecnologias (o “Tracker”) dentro e fora da escola. Junto com esta dissertação foi feito um manual de como construir estes experimentos bem como um roteiro de aplicação para os educadores disponibilizarem. Através da análise dos dados obtidos concluímos que o produto contribuiu para a construção dos conceitos físicos propostos neste trabalho. Percebemos que houve um interesse e envolvimento maior entre os grupos de estudantes formados em sala nas etapas finais, logo alcançando uma aprendizagem significativa. Palavras-chave: Ensino de Física,Energia, Experimento Didático, Aprendizagem Significativa, vídeo análise, Tracker.

PDF document icon Dissertação_Moacyr99.14.69-5A.2-comdeliberações.pdf — PDF document, 4.42 MB (4632684 bytes)

Navegação