Você está aqui: Página Inicial / PROGEPE informa sobre Avaliação de Desempenho dos servidores técnico-administrativos

por Graziella Felix última modificação 27/10/2022 20h14

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE), por meio do Setor de Acompanhamento e Análise do Processo de Trabalho (SAAPT), informa sobre a avaliação de desempenho dos servidores Técnico-Administrativos da UNIRIO do ano de 2022.

O processo avaliativo ocorrerá  entre os dias 31 de outubro e 25 de novembro de 2022. A avaliação deverá ser respondida por meio do sistema disponibilizado no portal de sistemas – DTIC com o retorno de preenchimento das etapas antecedentes - Pré-avaliação, Autoavaliação da Chefia, Avaliação da Gestão Coletiva do Trabalho -  ao formulário destinado às notas de cada servidor. Tais etapas, foram suprimidas na avaliação de 2021, e tiveram algumas  mudanças este ano para que contemplem informações sobre o contexto diferenciado de trabalho vivido em 2022 em  virtude da pandemia.

Nesse sentido, orientamos que as condições adversas de trabalho que envolvem esse momento atípico sejam consideradas na ocasião do diálogo sobre o desempenho do/a servidor/a e posterior preenchimento da avaliação.

O Setor de Acompanhamento e Análise do Processo de Trabalho (SAAPT/Progepe) relembra aos participantes do processo avaliativo que o desempenho do/a servidor/a deve sempre ser considerado conforme as condições de trabalho a que ele/ela está submetido/a, legitimado pelo Decreto 5.825/2006, que estabelece as diretrizes para elaboração do Plano de Desenvolvimento dos Integrantes do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE).

Cabe lembrar que a Avaliação de Desempenho é uma importante ferramenta de construção coletiva do trabalho, capaz de evidenciar diversos aspectos relacionados à forma como as atividades se organizam na nossa Universidade. O levantamento dos dados proporcionado pela Avaliação, com ampla participação dos servidores e suas chefias, pode balizar a construção de políticas que impactem positivamente na realidade de trabalho da Universidade.

Desse modo, a Avaliação deverá ser respondida por todos os Servidores Técnico-Administrativos que ingressaram na UNIRIO até o dia 03/08/2022, inclusive aqueles que já se encontram no topo da carreira.

Aos servidores do HUGG:

Voltamos a informar, conforme contexto dos últimos períodos avaliativos, que ainda existem pendências institucionais de correção de dados no SIE referentes aos servidores do HUGG, o que impede que o processo avaliativo para essa Unidade seja por meio do sistema da DTIC. Dessa forma, as Avaliações dos servidores do HUGG continuarão sendo realizadas a partir de formulários disponíveis na página da PROGEPE, a serem impressos por chefia ou servidor, preenchidos e entregues ou enviados ao SAAPT.

O referido formulário da Avaliação de Desempenho deverá ser acessado no site www.unirio.br/progepe, a partir do item “Avaliação de Desempenho 2022”, que estará em destaque nessa página inicial. O prazo para o preenchimento deverá respeitar o período de 31 de outubro a 25 de novembro de 2022, para que não ocorram prejuízos aos servidores quanto à concessão de suas progressões por mérito.

Desde 2016, os Técnico-Administrativos preenchem a Avaliação da Gestão Coletiva do Trabalho, etapa da avaliação no sistema, que tem como objetivo avaliar as condições de trabalho a que estão submetidos. Compreendendo que estas condições são determinantes no desempenho individual do trabalhador, necessitando ser identificadas, o SAAPT disponibilizará um formulário on-line para que os servidores do HUGG possam responder as mesmas perguntas constantes na etapa no sistema. O link ficará disponível junto ao formulário de avaliação para o hospital, no site da PROGEPE.

Reunião Virtual e Tutoriais:

Estarão disponíveis na página da  Progepe dois vídeos com tutoriais (um sobre a avaliação do HUGG e outro voltado para as demais unidades da UNIRIO). Com a finalidade de apresentar as características específicas do seu preenchimento e o caráter pedagógico da avaliação, o SAAPT convida as chefias para uma reunião exclusiva a ser realizada com os servidores em função de gestão.

Segue, abaixo, a data e o link da reunião virtual que ocorrerá via Google Meet:
Dia 03/11/2022 (quinta-feira)
14h: Chefias – Link: meet.google.com/cny-zpwn-vuw

Dúvidas? Entre em contato com o SAAPT pelo e-mail: progepe.saapt@unirio.br.