Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / COMO FAZER UMA DENÚNCIA

COMO FAZER UMA DENÚNCIA

As denúncias podem ser dirigidas a esta Comissão por meio físico (manuscrito ou impresso), pessoalmente ou via postal, para a Secretaria Executiva da Comissão de Ética, mediante envio do formulário Google Forms preenchido ou através do e-mail etica@unirio.br.

Formulário

Clique aqui para acessar o formulário

Endereço

Av. Pasteur, 296. Urca. CEP 22.290-240 - Rio de Janeiro - RJ.

Informações

1. Serão aceitas pela Comissão de Ética da UNIRIO denúncias identificadas ou anônimas.

A identificação do denunciante não é obrigatória.

Resolução CEP nº 10, de 29 de setembro de 2008, da Comissão de Ética Pública prevê a possibilidade de denúncias anônimas, pois a Comissão de Ética possui competência para instaurar processos de ofício, caso estejam presentes indícios de autoria e materialidade.

Porém, nestes casos, fica impossibilitado que a Comissão de Ética entre em contato com o denunciante para a juntada de provas ou a indicação de testemunhas, o que pode vir a prejudicar a apuração de infração.

Entretanto, caso deseje ser informado sobre os procedimentos adotados pela Comissão de Ética, será necessário indicar nome e endereço para recebimento de correspondência eletrônica ou via postal.

 

2. Visando à garantia do sigilo dos procedimentos, bem como a preservação dos nomes do denunciante e do denunciado, a denúncia deve ser direcionada, caso seja por meio digital, UNICAMENTE por meio do formulário Google Forms indicado acima.

 

3. A denúncia deve, obrigatoriamente, conter:

Identificação do(s) agente(s) público(s) denunciado(s);

Entende-se como agente público todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer outra forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função na UNIRIO;

Narrativa do fato que possa ser caracterizado como desvio ético. 

A denúncia deve apresentar o máximo de informações possíveis (descrição do fato, data, horário, local, pessoas envolvidas, provas já existentes ou orientação sobre a forma de localizá-las, dentre outras informações), e 

Quando se tratar de denúncia identificada:

Nome,
Endereço de correspondência
E-mail
Telefone do denunciante.

Conheça o funcionamento do RITO DE APURAÇÃO ÉTICA.


Dúvidas poderão ser esclarecidas em consulta encaminhada para o e-mail