Você está aqui: Página Inicial / Notícias / XI Semana de Biomedicina UNIRIO

XI Semana de Biomedicina UNIRIO

No início desse mês de novembro, entre os dias 6 e 9, o Anfiteatro Geral do Instituto Biomédico foi palco da 11ª edição da Semana de Biomedicina da UNIRIO (SBMU), organizada pelo corpo discente do curso de Biomedicina da Universidade. A cerimônia de abertura do evento contou com a participação do magnífico reitor Prof. Dr. Luiz Pedro San Gil Jutuca. Também compôs a mesa de abertura o Prof. Dr. Marcello Xavier Sampaio, Diretor do IB, a Prof.ª Dr.ª Patricia Cristina dos Santos, Coordenadora do curso de Biomedicina e a aluna Carina Heusner, representante da comissão organizadora do evento, além deles, outros professores, técnicos e chefes departamentais da unidade compareceram a cerimônia.

Para dar início à Semana, o Prof. Jutuca contou o quanto se sente emocionado em suas visitas ao IB, pois ao ingressar como servidor na UNIRIO, em 1979, assumiu o cargo de professor de matemática do curso de Biomedicina e, por isso, sente um carinho especial pelo curso. Disse ainda que os biomédicos formados por essa universidade são bons profissionais reconhecidos e respeitados pelo mercado e parabenizou o Prof. Marcello Sampaio, por contribuir magistralmente, durante sua gestão como diretor, para a excelência do Instituto.

Em seguida foi dada a palavra à representante discente, Carina Heusner, que foi breve ao falar da importância dos alunos ocuparem os seus espaços dentro da Universidade, se integrarem junto as representações estudantis e resistir às adversidades, principalmente em momentos de corte de verba, situação atual para o ensino público do país e completou dizendo: "Nós alunos precisamos aprender a ficarmos juntos, a lutar como curso, como estudante, como instituição, ao lado da direção, coordenação e reitoria". Carina encerrou sua fala desejando uma semana proveitosa à todos os presentes.

Logo após foi a vez da Prof.ª Patricia Cristina dizer o quão honrada se sente pela presença do reitor nesse dia tão importante para o curso de Biomedicina, que acaba de completar 40 anos na UNIRIO. Ela aproveitou para parabenizar a comissão organizadora do evento, que é composta majoritariamente por alunos, pelo carinho, dedicação e comprometimento aplicados, para a construção da XI SBMU. Lembrou sobre como o evento se destaca, ao longo de todas as suas edições, por conseguir demonstrar e esclarecer os diversos campos de atuação da Biomedicina. A coordenadora terminou seu discurso dizendo: "O Biomédico é um profissional questionador, a pesquisa e a ciência estão na essência dessa formação e, por isso, é fundamental que esse profissional seja questionador e crítico em todos os aspectos de sua vida"

Já o Prof. Marcello Sampaio iniciou, corroborando parte do discurso da Carina, que independentemente de posicionamento político, as universidades públicas do país precisam de dinheiro, pois ciência não funciona sem apoio. Continuou dizendo que o Brasil carece de políticas de estado, apesar de ter muita política de governo, esta segunda, que muda de acordo com a gestão, o que gera insegurança e instabilidade. O Diretor ainda fez questão de frisar a importância do pensamento livre dentro das universidades ao falar: "Não se faz criação sem pensamento e não se pensa considerando apenas uma linha de pensamento, você é obrigado a pensar em todas as linhas e opções, isto é a base da revisão da ciência. Logo a ideia de que não se pode mais pensar dentro de uma sala de aula, porque pensar implica em discussão e diálogo, é uma aberração."

Completou ao alegar que não cabe ao educador se tolher a tratar de apenas um elemento definido como verdade incontestável, uma vez que isso vai contra o princípio de uma Universidade, pois não existe verdade permanente e incontestável e esse é o principal enfrentamento responsável pela progressão da humanidade. E finalizou seu discurso dizendo: "Desejo a todos aqui muito sucesso durante a semana e ao longo de toda carreira eque vocês não se esqueçam nunca daquilo que os fez entrarem em uma Universidade, que vai além de ter um pedaço de papel, é para exercer uma profissão de nível superior, e ser profissional é ser crítico, é ser capaz de analisar, fundamentar, propor mudanças e implementá-las."

Em sua 11ª edição, dessa vez o evento teve como tema base A Biomedicina além do Laboratório e, para isso, foram ministradas palestras e mini-cursos de conteúdo variado, como: Divulgação científica e sua importância para a sociedade, Psiconeuroimunologia, Tuberculose no Rio de Janeiro: Epidemiologia e Resistência às Drogas, Biomedicina e o acesso à saúde, Minicurso de Perícia em Local de Homicídio, Minicurso de Reprodução Humana, além dos temas aqui apresentados, o evento contou com uma programação extensa, os outros assuntos abordados nas palestras e minicursos podem ser vistos aqui. A Semana também contou com uma sessão de exposição de pôsteres e no último dia, ocorreu a tradicional festa de encerramento, realizada no pátio do campus com presença de Dj e teve início as 18h e término as 23h.

A Semana de Biomedicina da UNIRIO é um evento de sucesso consagrado que contou com um público médio de 150 inscritos. A comissão organizadora já iniciou os preparativos para a décima segunda edição.