Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Seminário do IB irá discutir efeitos das bases moleculares do estresse oxidativo

Seminário do IB irá discutir efeitos das bases moleculares do estresse oxidativo

O ciclo de palestras do Projeto de Extensão Seminários do Instituto Biomédico retorna as suas atividades na próxima sexta-feira, 9 de agosto, as 12h, no Anfiteatro do bloco G (G-107).

A palestrante convidada dessa semana foi a Profª. Drª. Elis Eleutherio, Professora Associada da UFRJ, bolsista de produtividade do CNPq e coordenadora do Programa de Pós-graduação de Bioquímica da UFRJ e do Laboratório de Investigação de Fatores de Estresse (LIFE), do Departamento de Bioquímica/ Instituto de Química. Ela irá abordar o tema "Bases moleculares do estresse oxidativo  suas implicações com envelhecimento e doenças associadas"

A Prof.ª Elis é graduada em em Engenharia Química pela UFRJ, com Mestrado e Doutorado em Bioquímica pela mesma Universidade. Ela atua nas áreas de Metabolismo e Bioenergética, Biologia Molecular e Radicais Livres. Usa a levedura como modelo de organismo eucarionte para investigar a resposta celular às várias condições de estresse, em especial o estresse oxidativo, que vem sendo relacionado a doenças, como câncer, e ao processo de envelhecimento. Devido à sua expertise na área de resposta ao estresse oxidativo, em 2018, foi contemplada com uma bolsa da FAPERJ pelo programa Cientista do Nosso Estado. Nos estudos desenvolvidos no LIFE são enfatizados os fatores que levam à adaptação das células aos estresses e sua relação com a longevidade celular, visando o direcionamento dos conhecimentos obtidos à área aplicada e à busca de novas tecnologias. Neste sentido, o LIFE participa de projetos para aumentar a eficiência da produção de bioetanol (Rede Nacional de Leveduras/ CNPq, BIOETANOL Segunda Geração/ FINEP, PROETHANOL2G/Brasil-Europa). O LIFE também coordena um projeto que visa o desenvolvimento de biossensor microbiano para detecção e avaliação da toxicidade de metais pesados em ambientes contaminados (Edital Meio Ambiente/ FAPERJ).