Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Reinaugurados Laboratórios Práticos da Área de Anatomia

Reinaugurados Laboratórios Práticos da Área de Anatomia

Reinaugurados Laboratórios Práticos da Área de Anatomia

Cerimonia de Inauguração dos Laboratórios da Anatomia

Após um ano e meio de obras, foram inaugurados na manhã desta sexta-feira, 13 de setembro, o novo Laboratório Anatômico e o Centro de Cirurgia Experimental do Instituto Biomédico (IB) da UNIRIO. O espaço, que foi totalmente recuperado, conta agora com salas refrigeradas, equipamentos de aço inoxidável e uma câmara frigorífica mais moderna – o que proporcionará melhores condições para a formação dos estudantes dos cursos da área Biomédica.

A cerimônia de inauguração contou com a participação do reitor, Luiz Pedro San Gil Jutuca; do diretor do IB, Marcello Sampaio; do professor Rossano Kepler, responsável pela disciplina de Técnica Operatória e Cirurgia Experimental; do professor Ulisses Linhares, responsável pela disciplina de Anatomia; e do médico e ex-reitor Pietro Novellino, que dá nome ao Centro de Cirurgia Experimental.

Ex-professor de Estatística do Instituto Biomédico, o reitor Luiz Pedro Jutuca externou a satisfação de inaugurar o novo anatômico. “É muito gratificante inaugurar um espaço que vai tornar melhores e mais dignas as condições de estudo dos nossos estudantes de Anatomia”, disse.

O professor Ulisses Linhares fez um retrospecto das condições estruturais do anatômico, que, após um longo período de precariedade, chegou à situação extrema de ser interditado, há cerca de três anos. “Pela primeira vez em 100 anos os alunos não tiveram como dissecar. Não havia peças nem o mínimo de condições para as práticas anatômicas”, contou.

Segundo o professor, após a decisão da Reitoria de investir na reforma do anatômico, foram muitas as dificuldades enfrentadas até a inauguração desta sexta-feira. “Não foi nada fácil. Aulas foram dadas nos corredores do Instituto Biomédico. Tivemos que alocar os cadáveres no estacionamento. Houve muitas críticas, dentro e fora da Universidade, mas não havia alternativa. E hoje podemos ver o resultado.”

Com a abertura do Centro de Cirurgia Experimental, as disciplinas de Técnicas Operatórias e Anatomia voltam a se juntar, após 30 anos, como destacou o professor Rossano Kepler. “É uma grande satisfação ver esse movimento”, disse.

Para o diretor do IB, a inauguração reflete o esforço da gestão e também dos professores, técnicos-administrativos e estudantes. “O novo espaço, assim como o Instituto Biomédico, tem um caráter multiprofissional, e atenderá a toda a área de Saúde da UNIRIO, com foco na qualidade dos profissionais que estão sendo formados”, observou Marcello Sampaio.

Reconhecimento

Durante a cerimônia, foi prestada homenagem póstuma ao professor Jair Pereira Ramalho, que por muitos anos foi titular da disciplina de Anatomia. A principal sala do novo anatômico foi batizada com o nome do antigo docente da Escola de Medicina e Cirurgia (EMC). Também foram homenageados professores atuais e aposentados da EMC, além do ex-reitor Pietro Novellino.

As imagens de cerimônia e dos laboratórios podem ser vistas clicando aqui.

Notícia publicada no site da UNIRIO (http://www.unirio.br/Conteudo/Noticias/Detalhes.aspx?id=HWWl6PmLRCw=) e adaptada pela Direção do IB.