Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Prof. Sergio Luiz é um dos autores de artigo que descreveu primeiro caso de alteração atencional causado pela COVID-19 é um dos destaques em ranking com mais de 21 mil revistas acadêmicas

Prof. Sergio Luiz é um dos autores de artigo que descreveu primeiro caso de alteração atencional causado pela COVID-19 é um dos destaques em ranking com mais de 21 mil revistas acadêmicas

Professores e Pesquisadores da UNIRIO chamaram a atenção com o artigo Early attention impairment in a patient with COVID‐19, que foi publicado pela revista  Psychiatry and Clinical Neurosciences (PCN) e foi responsável por colaborar para que a revista alcançasse uma posição de destaque no Journal Citation Reports (JCR) 2022, publicação anual que fornece um modo sistemático e objetivo de avaliar os principais periódicos de pesquisa do mundo. 

O artigo, que teve colaboração do Professor titular e vice- coordenador do PPGNEURO Sergio Luis Schmidt, professor da disciplina de Farmacologia do Departamento de Ciências Ficiológicas, alocado no Instituto Biomédico, investigou, pela primeira vez, o desempenho da atenção como sintoma inicial em pacientes com COVID-19.

A pesquisa analisou um paciente de 47 anos que percebeu, repentinamente, uma dificuldade persistente em manter a atenção enquanto dirigia e, horas depois, começou a apresentar sintomas típicos de COVID-19, como febre e anosmia. Durante o estudo foi identificado que o paciente não demonstrava nenhuma doença psiquiátrica, fadiga, carga de trabalho excessiva ou evento traumático recente que pudesse influenciar na falta súbita de concentração.

Ao ter confirmada a infecção pelo novo coronavírus, o paciente seguiu acompanhado pelos pesquisadores que analisaram a evolução da falta de foco, durante a permanência da doença, ainda que sem sintomas de depressão ou de ansiedade.

Sugeriu-se, então, que esse paciente sofria de uma disfunção mais limitada envolvendo o sistema atencional. Conforme a janela infecciosa ia terminando, os níveis de atenção do pesquisado voltaram ao estado normal. A partir daí, inferiu-se que déficits de atenção poderiam ser o primeiro sinal e o estágio prodrômico (lapso de tempo entre os primeiros sintomas da doença e o início dos sinais ou sintomas, que baseia o estabelecimento do diagnóstico) de deficiências respiratórias na COVID-19. A descrição do primeiro caso de alteração atencional na COVID-19 foi confirmado, posteriormente, por diversos outros autores.

Veja aqui o artigo na íntegra.