Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Parabéns da Direção do IB ao Corpo Docente do Instituto pelo Dia do Professor

Parabéns da Direção do IB ao Corpo Docente do Instituto pelo Dia do Professor

Instituto Biomédico

A Direção do IB parabeniza a todos os profissionais docentes do Instituto Biomédico, pelo dia do Professor, 15 de outubro. Esta data, registra o decreto imperial de 15 de outubro de 1827 (http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei_sn/1824-1899/lei-38389-15-outubro-1827-566674-publicacaooriginal-90212-pl.html) baixado por  D. Pedro I, que criou o Ensino Elementar, a descentralização do ensino, do salário dos professores, das matérias básicas que todos os alunos deveriam participar e aprender e até mesmo como deveriam ser contratados os professores.

A atuação dos professores tem registrado nas últimas décadas crescente complexidade, com desafios, muitas vezes, em descompasso com a estrutura disponível para sua execução por parte de suas instituições. Novas tecnologias tem surgido nas mais diversas áreas, desvalorizando em alguns momentos, longas trajetórias de professores, definidas como "desatualizadas" ou "superadas". Embora esta primazia crescente na sociedade do conceito do "novo e do moderno", tenda a deixar de lado a formação docente baseada na experiência adquirida ao longo da vida, experiência de relações interpessoais, de análises e posicionamentos éticos, de valores morais, de maturidade adquirida tanto nos sucessos como nos insucessos, entre muitas outras facetas da atividade do docente, sem dúvida a uma pressão imensa para a simplificação e a minimização da atividade dos professores muitas vezes, ainda, responsabilizando-os principal, ou exclusivamente, como transmissores de informação. A superação, porém, tem sido o princípio e a característica da atividade profissional dos docentes.

A Direção do Instituto entende que a profissionalização da gestão da unidade, fruto de nova visão e práticas de parte da Direção, gerou um momento de ampla recuperação estrutural e organizacional, com impactos positivos em diversas atividades do Instituto. Ainda há, no entanto, muito a alcançar. É compromisso da Direção do Instituto, a articulação, promoção, correção, e planejamento sustentável da unidade, para aquilo que é representado pela busca da excelência em todos os níveis. Na busca deste objetivo inevitavelmente precisaremos estabelecer, tanto com os professores, como com os demais parceiros internos e externos ao IB, a segurança de relacionamento de que, é no atendimento das necessidades coletivas, muitas vezes em detrimento dos interesses individuais, ligadas tanto às atividades-fim, como às atividades-meio, que o posicionamento firme, claro e determinado da Direção, encontrará a interlocução ativa e propositiva com todos. É, portanto, com base na conjunção de valores morais e éticos, sustentados pelas práticas individuais e coletivas, que poderemos alcançar juntos o reconhecimento institucional e individual de nossa comunidade acadêmica .Contamos, portanto, com a solidariedade e engajamento do corpo docente do IB na busca incansável da melhoria de nossa unidade.

A Direção reitera seus votos de felicitação pela data aos professores e seu desejo de continuar trabalhando e promovendo melhores resultados e condições a todos.