Você está aqui: Página Inicial / Notícias / O sucesso da X Semana de Biomedicina

O sucesso da X Semana de Biomedicina

No início desse mês de novembro o Anfiteatro Geral do Instituto Biomédico foi palco da 10ª edição da Semana de Biomedicina da UNIRIO (SBMU), organizada pelo corpo discente do curso de Biomedicina da Universidade. A cerimônia de abertura do evento contou com a participação do Prof. Dr. Angelo Telesforo Malaquias, que esteve em representação ao magnífico reitor, Luiz Pedro San Gil Jutuca. Também compôs a mesa de abertura o Prof. Dr. Marcello Xavier Sampaio, Diretor do IB, a Prof.ª Dr.ª Patricia Cristina dos Santos, Coordenadora do curso de Biomedicina, o Delegado do Conselho Regional de Biomedicina, Daniel Pereira Reynaldo, além deles, outros professores, técnicos e chefes departamentais do Instituto compareceram a cerimônia.

Para dar início à Semana, o Prof. Angelo discursou sobre a importância dessa edição comemorativa de 10 anos, que evidência o sucesso tão sonhado em qualquer projeto quando iniciado. Também falou de quanto tempo os alunos levam pensando nos detalhes da programação para que todas as atividades sejam aproveitadas da melhor forma possível e afirmou para aqueles vindos de fora da UNIRIO que o IB é uma grande família e eles seriam muito bem vindos a participar.

Logo após foi dada a palavra ao Delegado da CRBM, Daniel Reynaldo, que foi breve ao dizer: "Agradeço imensamente ao convite, é uma honra estar de volta a essa Universidade que frequentei por 5 anos e me formei Biomédico. Aqui de onde sento hoje posso ver no olhar de cada um de vocês as angústias e esperanças que se tem quando aluno. Mas um conselho que posso dar é: o que assistimos em sala de aula é o mesmo conteúdo que todas as faculdades de Biomedicina proporcionam, mas aquilo que vemos fora dela é o que nos dá o diferencial para excelência profissional." 

A Prof.ª Patricia Cristina parabenizou a comissão organizadora do evento pelo carinho, dedicação e comprometimento aplicados para a realização da SBMU, aproveitou para expor o quão honrada se sentia em participar dessa edição comemorativa e disse já ter certeza que a Semana toda será um sucesso.

Em seguida, o Prof. Marcello Sampaio iniciou revelando o quão prazeroso é poder participar da organização da SBMU como Diretor e agradeceu a todos que proporcionaram a ele essa oportunidade. Além disso, falou que é um ganho muito grande para a UNIRIO ter eventos consolidados e que possuem continuidade, pois ano após ano, cada edição agrega um valor diferente a todos aqueles que participam e, ainda, acrescentou que a importância de um evento vai muito além das palestras, pois organizá-lo faz com que os alunos tenham visão de mundo e "pensem fora da caixinha" ao enfrentar as adversidades encontradas. E finalizou seu discurso dizendo: "Acreditem sempre em vocês, mesmo que o mundo tenta provar o contrário, porque todos aqui são capazes. Encontrem seus caminhos e sejam felizes, pois é da felicidade interior que sai um bom profissional"

Já no fim da cerimônia de abertura, a comissão organizadora fez uma homenagem póstuma ao aluno Raphael Trindade, inspiração para o nome do Centro Acadêmico da Biomedicina e responsável pela realização da primeira SBMU. Após isso também foram homenageados os principais organizadores das edições anteriores do evento.

Ao longo da Semana foram ministradas palestras e mini-cursos dos mais variados assuntos, como Neuroquímica das drogas de abuso,  Oficina de peelings: o poder dos ácidos nos tratamentos de pele, Aspectos gerais e diretrizes de Nutrição e Suplementação em esportes de elite, Biomedicina e o acesso de medicamentos e Farmacoeconomia no sistema de saúde brasileiro, ademais esses temas, outra palestra de muito sucesso foi com o Perito Legista e Diretor do IML, Reginaldo Franklin, falando sobre Sexologia Forense.

Essa edição teve também um momento dedicado a exposição de pôsteres, além de um dia inteiro de campanha contra o HIV, com realização de teste rápido através da saliva e profissionais conversando sobre os perigos e como se prevenir de contrair a doença. Já no último dia, ocorreu a tradicional festa de encerramento, realizada no pátio do campus com presença de Dj e teve início as 18h e término as 23h.

A Semana de Biomedicina da UNIRIO é um evento de sucesso consagrado que contou com um público médio de 140 inscritos. A comissão organizadora já iniciou os preparativos para a décima primeira edição.