Você está aqui: Página Inicial / Notícias / I Encontro do Programa de Pós-Graduação em Biologia Molecular e Celular

I Encontro do Programa de Pós-Graduação em Biologia Molecular e Celular

Na última quarta-feira, 29 de novembro, o Anfiteatro Soares Meirelles, do Instituto Biomédico recebeu o I Encontro do Programa de Pós-Graduação em Biologia Molecular e Celular (PPGBMC), realizado pelos alunos do Programa, juntamente com seus professores orientadores e alguns discentes de Iniciação Científica.

As atividades do evento iniciaram de manhã com uma exposição de pôsteres que aconteceu no pátio do IB e contou com mais de 30 trabalhos apresentados. Já na parte da tarde, ocorreu a sessão de abertura com uma mesa presidenciada pelo Vice-reitor da UNIRIO, o Prof. Dr. Ricardo Cardoso, também compuseram a mesa a Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (PROPG), Profª. Drª, Evelyn Orrico; o Diretor do IB, Prof. Dr. Marcello X. Sampaio e o Coordenador do PPGBMC, Prof. Dr. Rafael Braga.

O Prof. Ricardo Cardoso iniciou a sessão falando do quanto o programa já cresceu desde o seu início e o quanto isso colaborou para o direcionamento do curso. Também lembrou que a UNIRIO é uma das Universidades Federais mais novas do Rio de Janeiro e que apesar de possuir menos cursos de pós-graduação que a UERJ, UFRJ e UFF, em alguns conceitos qualitativos a UNIRIO está na frente dessas outras universidades.

Na sequência da cerimônia de abertura, foi dada a palavra a Prof. Evelyn, que disse se sentir muito honrada por participar do evento. Ela contou que a PROPG iniciou um projeto de aproximação entre os programas da Universidade para que haja mais troca de experiência e conhecimento entre eles. Também alegou que há uma preocupação muito grande em expandir os cursos e analisar os dados qualitativos e quantitativos para possibilitar uma melhora na infraestrutura dos já existentes.

O Prof. Marcello começou seu discurso parabenizando o Coordenador do PPGBMC e os demais professores, técnicos e alunos que participaram da organização do Encontro. Ressaltou o valor Programa, que é o único do IB, ao falar do quanto é interessante para o discente poder se aproximar de um curso de pós, ainda durante a graduação. Também alertou os presentes para que não fiquem alheios a crise político-social do país, que impacta diretamente no setor científico, não somente no âmbito financeiro, mas também moral e ético. Ele encerrou sua fala parabenizando novamente o gestor do curso pela iniciativa de desenvolver um evento tão enriquecedor.

Para finalizar a sessão de abertura o Prof. Rafael Braga agradeceu a presença de todos e contou que todo o evento foi pensado com muito cuidado em todos os detalhes e continuou dizendo: "Este é o primeiro encontro de muitos que estão por vir, apesar dos tempos sombrios que o país vive, nós não iremos desistir". Além disso, destacou como é importante que os alunos busquem mais contato com laboratórios, seja em sala de aula, seja em estágios, pois aqueles que possuem maiores experiências laboratoriais, tendem a ser profissionais mais completos e concluiu frizando o valor da pesquisa científica ao alegar que sem ela não existe ensino.

Em seguida foram iniciadas as palestras programadas para o evento, a primeira sendo apresentada pelo Coordenador de áreas da CAPES, Prof. Augusto Schrank, que falou sobre "A avaliação na área de Ciências Biológicas I da CAPES". Além dessa, houveram outras 7 palestras ministradas pro professores do PPGBMC da UNIRIO e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ).

A programação completa do evento pode ser vista aqui.