Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Funcionamento do IB amanhã, dia 28 de abril de 2017

Funcionamento do IB amanhã, dia 28 de abril de 2017

A Direção do Instituto Biomédico informa que amanhã, 28/04/17, o IB estará oficialmente funcionando sem limitações de acesso a servidores e usuários. Em virtude, porém, da convocação nacional de diversas entidades sindicais para a realização de greve/paralisação nacional neste dia, e considerando o direito legal individual dos trabalhadores de atenderem a orientação de seus respectivos sindicatos, há a real possibilidade de que muitos servidores (docentes, técnico-administrativos e servidores extra-quadro - terceirizados) optem por não comparecer ao trabalho, ou mesmo que sejam dispensados por suas respectivas chefias. Isto inevitavelmente poderá causar transtornos ou suspensões, parciais ou absolutas, no funcionamento de diferentes setores da unidade. Paralelamente, com a anunciada paralisação de serviços de transporte público no município do Rio de Janeiro (ônibus e barcas, entre outros), muitos estudantes também poderão ficar impedidos de transitarem até a unidade, ou da mesma para suas residências, após a conclusão de suas atividades.

Embora a questão acadêmica, com seu respectivo cronograma semestral, seja da competência administrativa direta dos Departamentos de Ensino, e em especial dos professores das respectivas turmas, esta Direção, por considerar a instabilidade social gerada pelo chamamento a uma data de paralização nacional amanhã, sugere muito fortemente que seja avaliada a necessidade e conveniência de manutenção das atividades planejadas.

Nesse tocante, e a título de exemplo, registramos que o Diretor do IB, suspendeu a aula de sua turma, agendada para o período da tarde da sexta-feira,de comum acordo com os alunos da mesma e, também, dispensou preventivamente de frequência no dia 28, todos os servidores da Direção, exceto os da segurança.