Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Discentes do PPGBMC se apresentam na 5ª Jornada de Pós-Graduação da UNIRIO

Discentes do PPGBMC se apresentam na 5ª Jornada de Pós-Graduação da UNIRIO

Alunos PPGBMC participantes da 5ª JPG

Durante a 17ª Semana de Integração Acadêmica (SIA) e Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, ocorrem diversos eventos simultâneos como parte da programação, dentre eles, está a 5ª Jornada de Pós-Graduação da UNIRIO (JPG), que está sendo realizada entre os dias 21 e 25 de outubro de 2019 com o objetivo de promover o intercâmbio da produção entre estudantes de graduação e pós-graduação. Os discentes do Programa de Pós-Graduação em Biologia Molecular e Celular (PPGBMC) participaram no dia 22 de outubro, apresentando suas pesquisas para a comunidade acadêmica da UNIRIO e para examinadores externos. Tal experiência permitirá que resultados parciais de investigação estejam sujeitos a discussão pela comunidade acadêmica.

A seguir, estão listados os resumos das pesquisas apresentadas pelos nossos discentes:

Alessandra Lima Dias
Resumo: O câncer de próstata e a hiperplasia benigna prostática são as patologias mais agressivas em relação a próstata e tem tido um grande crescimento no número de casos. O projeto visa alcançar um melhor entendimento sobre a genética dos indivíduos com as patologias estudadas e assim auxiliar no diagnóstico precoce, prognóstico e num possível tratamento diferencial.

Elisangela Cristina Coelho Guerreiro de Maria
Resumo: Avaliação qualitativa da citotoxicidade do extrato de Equisetum hyemale (Cavalinha) nas linhagens de Salmonella typhimirium. A planta Equisetum hyemale tem sido usada na medicina popular para tratar várias doenças. O objetivo deste trabalho foi avaliar qualitativamente a citotoxicidade do extrato aquoso da Equisetum hyemale nas cepas bacterianas de Salmonella typhimurium TA97, TA98, TA100, TA102 e TA104. Seguindo a Diretriz da OCDE para teste de produtos químicos 471. Portanto, nestas condições o extrato apresentou algum composto químico potencialmente tóxico na concentração de 5000 μg / placa.

Ingrid Possa Paranhos
Resumo: A obesidade de etiologia cromossômica refere-se a síndromes genéticas, em que a obesidade é acompanhada de uma série de sinais e sintomas, como a deficiência mental, anomalias dismórficas e/ou congênitas, entre outros. Um exemplo é a que ocorre em pacientes com a Síndrome de Prader-Willi (SPW). Existe, entretanto, uma gama de indivíduos obesos com deficiência mental incluídos no fenótipo Prader-Willi like, que possuem características clínicas da SPW, mas sem as alterações genéticas em 15q11-q13. Os pacientes que obtiveram resultado negativo para PCR de metilação-específica para excluir alterações no 15q11-q13 foram testados com o SALSA MS-MLPA probemix ME031-B2 GNAS. Foram investigados 38 pacientes tendo sido obtidos dois resultados positivos. O primeiro foi de um paciente de 27 anos do sexo masculino com uma aparente deleção dos éxons 1A e 1 do GNAS. A segundo mutação encontrada foi em uma paciente do sexo feminino de oito anos com uma aparente deleção do éxon 7 do GNAS. Vale ressaltar, que, até onde sabemos, este é o primeiro caso de alterações dos éxons 1A e 1 do GNAS de forma concomitante.

Lauriza Silva dos Santos
Resumo: Compostos quimiopreventivos atuam com mecanismos de ação antioxidante, anti-inflamatório e antiangiogênicos. Desenvolver estratégias para a prevenção e tratamento do câncer com foco em fitoquímicos, como os compostos bioativos da uva Sweet Jubilee, contribuem para potenciais ações benéficas à saúde, dando ênfase a identificação e quantificação e com foco em sua atividade biológica, através da influência do extrato da uva Sweet Jubilee nas linhagens celulares (DU145 e PC3) do câncer de próstata.

Luiz Felippe Sarmento Bonet
Resumo: A esclerose lateral amiotrófica (ELA) é uma doença neurodegenerativa fatal com incidência significativa, tendo até mesmo recebido atenção na mídia recentemente. Apesar disso, a etiologia da doença é pouco compreendida. Sabe-se que os casos ligados a herança familial estão associados a mutações que alteram a funcionalidade de proteínas como a Fused in Sarchoma (FUS). A biologia computacional é uma importante aliada para melhor entender os mecanismos moleculares da doença, com ferramentas como a predição funcional de variantes genéticas, análise da dinâmica molecular em ambiente simulado computacionalmente, entre outras. Através disto, foi observado que a maioria das mutações analisadas na proteína FUS humana foram classificadas como deletérias pelos algoritmos preditivos, bem como foi observado que 75% destas mutações ocorrem em regiões evolutivamente conservadas.

Marcos Vinicius Guimarães
Resumo: A nutrigenética estuda as interações entre hábitos dietéticos e o perfil genético de cada indivíduo. Neste contexto, a variante rs9939609, do gene FTO, merece destaque por sua associação com a obesidade e comorbidades em diversas populações. Dois iniciadores alelo-específicos foram desenhados a fim de identificar os indivíduos homozigotos mutantes (A/A), homozigotos selvagens (T/T) e heterozigotos (A/T) por meio da técnica de PCR-ASO.