Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Direção do IB convida professores doutores a se engajarem em parceria com o Instituto Oswaldo Cruz

Direção do IB convida professores doutores a se engajarem em parceria com o Instituto Oswaldo Cruz

Direção do IB convida professores doutores a se engajarem em parceria com o Instituto Oswaldo Cruz

Reunião do Direção do IB com a do IOC (Esq. p/ Dir.): prof. Marcello Sampaio (Diretor do IB), Profa. Elisa Cupolillo (Vice-Diretora de Ensino do IOC), Prof. Vinícius Frias (Representante do IOC na parceria IB-UNIRIO)

A Direção do IB convidou por mensagem individual enviada à partir da última 6a feira (29/08), os professores doutores do Instituto, para aderirem à parceria em construção IB-IOC (Instituto Oswaldo Cruz). A Direção do IB vem dedicando esforços, desde agosto de 2013, ao estabelecimento desta parceria, a qual agregará aspectos positivos às ações acadêmicas do IB. A negociação se aproxima da consolidação/formalização interinstitucional, já tendo sido delineadas as obrigações principais de ambas as unidades / instituições.

Por meio do acordo, o IB passa a se constituir em unidade de desenvolvimento de Prática Docente aos Doutorandos dos programas de Pós-Graduação do IOC, cabendo aos professores do IB que aceitarem participar, orientar e supervisionar a formação no campo docente dos doutorandos. Também o IB se compromete a atuar no processo de requalificação docente dos pesquisadores do IOC, entre outros elementos.

Em contrapartida, os Docentes e alunos de Pós-Graduação do IB, passam a ter acesso  ao cardápio de disciplinas ofertadas pelo IOC e os técnicos do IB ao programa de qualificação técnica da outra instituição. A Direção do IOC também deverá apoiar a inserção de Docentes do IB, como colaboradores dos programas de pós-graduação daquela instituição, além de favorecer o acesso a estágios de pós-doutoramento na outra instituição.

As principais obrigações do Docente do IB que realize adesão à parceria são:
1) Participar das reuniões convocadas pelas Direções das Unidades;
2) Realizar, no mínimo, uma oficina de nivelamento sobre técnicas de ensino (que ocorrerá no IB ainda em 2014-2);
3) Orientar em treinamento docente, no mínimo, 01 estudante por semestre de um dos programas do IOC;
4) Orientar / avaliar previamente o orientando previamente ao momento da aula;
5) Cumprir sem atrasos ou suspensões as aulas agendadas com os orientandos;
6) Avaliar presencialmente a aula, utilizando o instrumento já estabelecido;
7) Registrar qualitativamente aspectos adicionais da aula do orientando;
8) Realizar feedback presencial com o orientando após cada aula;
9) Disponibilizar eletronicamente às Direções / Coordenações de Cursos, todos os registros realizados.

Os Docentes interessados devem contatar a Direção até a próxima 4a feira (03 de setembro)