Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Departamento de Saúde Coletiva do IB realiza evento sobre saúde e espiritualidade

Departamento de Saúde Coletiva do IB realiza evento sobre saúde e espiritualidade

O Anfiteatro Soares Meirelles do Instituto Biomédico nessa última quarta-feira, 26 de outubro, foi o palco de realização de um evento sobre saúde e espiritualidade, organizado pelo Departamento de Saúde Coletiva (DSC). O acontecimento foi dividido em dois momentos: o primeiro, ocorrido na parte da manhã, contemplou o IV Simpósio UNIRIO/ INCA/ INTO sobre Saúde e Espiritualidade e já na parte da tarde, aconteceu a II Mostra Científica de Trabalhos sobre Saúde e Espiritualidade.

A cerimônia de abertura do Simpósio contou com a presença do Diretor do IB o Professor Dr. Marcello Sampaio, o Chefe do DSC Professor Dr. Carlos Alberto Lima, um representante do Instituto Nacional do Câncer Dr. José Alberto Fernandes e a Psicóloga Fátima Alves representante do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia. O Profº Marcello destacou, durante seu discurso de abertura, a importância do acontecimento para a formação dos estudantes e profissionais da área da saúde e como o tema proposto: "Curas não explicadas do ponto de vista científico" transcede o conhecimento ao exteriorizar como a saúde e espiritualidade caminham lado a lado, também salientou a relevância do assunto como mais um campo de atuação profissional. O Diretor encerrou a sua fala parabenizando a organização do evento e ainda disse: "Estamos abertos e interessados em firmar novas parcerias, principalmente no que se refere ao desenvolvimento do ensino na área da saúde"

O Simpósio prosseguiu com a Mesa Rendonda, que durou até as 13h, debatendo sobre o tema sugerido com especialistas no assunto. Dentre eles estavam: Profa. Sofia Mendonça Médica Sanitarista e Mestre em Antropologia, Prof. Leonardo Agostini Fernandes Diretor e Professor Adjunto 2 do Departamento de Teologia da PUC-Rio, Dr. Caludia Naylor Médica no Instituto Nacional de Câncer e o Prof. Carlos Rodrigues Bradão Mestre em Antropologia pela Universidade de Brasília, e Dr. em Ciências Sociais pela USP.

Na parte da tarde foi realizada a II Mostra Científica de Trabalhos sobre Saúde e Espiritualidade que apresentou diversos trabalhos com o mesmo tema do Simpósio.