Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Comissão Consultiva do IB debate acerca da situação da insfraestrutura geral do Instituto

Comissão Consultiva do IB debate acerca da situação da insfraestrutura geral do Instituto

Dentre os assuntos debatidos pela Comissão Consultiva do IB na reunião do dia 28 de abril, estava a situação atual de infraestrutura do Instituto, que, devido aos diversos cortes sofridos pela UNIRIO, sofre algumas defasagens.

A partir disso, foi levado a discussão, o problema de ampliação de refrigeração nas salas e laboratórios, que apesar dos aparelhos disponíveis no pátio da unidade, ainda falta a instalação. Em relação a sala D-403 que estava inutilizada por falta de refrigeração, já teve seu problema solucionado e já pode ser usada normalmente.

Ademais, foi falado do corte feito pela Administração Superior de diversas linhas telefônicas dos departamentos, coordenações e direção e medidas solucionais possíveis para a situação de falta de distribuição de gás em todo o campus, que já dura 4 anos e os alunos não conseguem efetuar certas tarefas laboratoriais que necessitam do gás. Ainda foi comentado sobre a melhora da água encanada, apesar do déficit na distribuição de galões de água no Instituto, uma vez que a necessidade média é de 20 galões a cada 2 dias e as vezes tem recebido 6 galões, ou ficado até 4 ou 5 dias sem abastecimento. 

A equipe da Comissão Consultiva também conversou sobre a conjuntura atual dos elevadores do Bloco A, que no momento não possui nenhum dos 2 em operação, pois enquanto um deles não há previsão para que seja feito o conserto que permitiria o funcionamento seguro, o outro opera sem estabilidade e muitas vezes apenas por duas horas durante o dia. Isso afeta diretamente nas alocações de disciplinas nas salas desse bloco, pois existem alunos como grávidas, deficientes, recém operados e outros, que possuem limitações de acesso a andares mais altos sem o uso do elevador. Com isso, diariamente são feitas solicitações para realocação de salas de aula para que atenda a necessidade desses alunos, porém isso gera um certo desgaste tanto da parte dos professores quanto dos discentes que ficam sem saber exatamente onde assistir suas aulas. Dessa forma, ficou definido que todos os ajustes feitos, em função da paralisação dos elevadores, serão provisórios e quando os mesmos voltarem a operar normalmente, todos irão retornar a configuração de salas do início do período letivo de 2016.1.

As reuniões da Comissão Consultiva do Instituto Biomédico são parte de um plano de integração e aproximação da Direção com os demais departamentos do IB.