Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Comemorado no Instituto Biomédico o Jubileu de Ouro dos Formandos de Medicina da turma de 1963 (Turma Guerreiro de Faria)

Comemorado no Instituto Biomédico o Jubileu de Ouro dos Formandos de Medicina da turma de 1963 (Turma Guerreiro de Faria)

Comemorado no Instituto Biomédico o Jubileu de Ouro dos Formandos de Medicina da turma de 1963 (Turma Guerreiro de Faria)

Da esq. para a dir.: Professores Agostinho Ascenção (Diretor da EMC), Pietro Novellino (Presidente da ANM), Ana Wandelli (Decana do CCBS) e Marcello Sampaio (Diretor do IB)

Foi comemorado na tarde de ontem, 21 de novembro de 2013, no Anfiteatro Geral do Instituto Biomédico, o jubileu de ouro dos formandos de medicina da UNIRIO, turma de 1963. A cerimônia, apoiada pela Direção do IB, foi presidida pela Profa. Dra. Ana Maria Wandelli (Decana do CCBS) que representou o Reitor da UNIRIO, Prof. Dr. Luiz Pedro San Gil Jutuca, o qual não pode comparecer em função de viagem de trabalho. A mesa solene foi composta pela Decana do CCBS, pelo Profs. Drs. Pietro Novellino (Presidente da Academia Nacional de Medicina e Professor Emérito da UNIRIO) Marcello Xavier Sampaio (Diretor do Instituto Biomédico) e Agostinho Ascenção (Diretor da Escola de Medicina e Cirurgia) além do Dr. Alfredo Portella (representante da turma no cinquentenário) que representou a turma Guerreiro de Farias.

A apresentação dos egressos resgatou tanto a trajetória universitária da turma, como a história da Escola de Medicina da UNIRIO, em alguns de seus mais importantes momento, como o da federalização da EMC e do HUGG, os quais tiveram os estudantes como protagonistas. Além deste aspectos foram relatados os feitos desportivos do curso no período de 1958-1963, com destaque ao hexacampeonato de futebol no Torneio Inter-Series e do campeonato Inter-Med Nacional, em que também sagraram-se campeões.

Os professores presentes à mesa solene, convidados da turma Guerreiro de Faria, parabenizaram e louvaram a rica história da turma, reconhecendo nos mesmos a determinação e grandeza, que devem permear os espaços de uma universidade, no preparo para o real exercício profissional.

Em sua fala o professor Marcello Sampaio, em nome da equipe da Direção do IB, agradeceu a escolha do Instituto para a realização da solenidade, e convidou a turma a estar presente na aula inaugural do Instituto Biomédico no 1o semestre de 2014, a fim de prestarem um depoimento da trajetória da turma, qualificando as atividades a fim de serem desenvolvidas com os alunos ingressantes da unidade.

As imagens deste evento podem ser vistas neste link.