Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Colação de Grau Biomedicina 2020-1

Colação de Grau Biomedicina 2020-1

Na sexta-feira, dia 19 de fevereiro, aconteceu virtualmente, através da plataforma Google Meet, a Cerimônia Solene de Colação de Grau do Curso de Graduação em Biomedicina da UNIRIO dos formando do primeiro semestre letivo do ano de 2020. O evento contou com a presença do Diretor do IB e também o patrono da turma, o Prof. Marcello Xavier Sampaio, a Coordenadora do Curdo de Biomedicina, Prof. Bianca Ramos Marins e Silva, o Paraninfo, Prof. Jorge Saad Nehme, os Homenageados de Honra: Prof. Claudia Cardoso Neto, Prof. Patricia Ocampo, prof. Karla Loureiro Almeida Koburn e Prof. Pedro Celso Braga Alexandre, os Homenageados Administrativos: Thiago Medina da Silva, Técnico em Assuntos Educacionais e a Secretária da Coordenação da Biomedicina, Glaucia da Silva Correia, além dos 6 discentes formandos.

O Prof. Marcello, como presidente da mesa, abriu a sessão parabenizando ex-alunos e todos os presentes e disse estar feliz em poder participar de mais uma colação de grau da Biomedicina. Após a abertura da cerimônia, o apresentador convocou a oradora da turma, a aluna Anna Carolina Marinho Rodrigues, a proferir suas palavras. Em seu discurso ela disse, com carinho, que sempre lembrará dos momentos bons e ruins na universidade e agradeceu aos colegas, pais, professores e técnicos da UNIRIO.

Em seguida foi declamado o Juramento do Biomédico e realizada a Imposição de Grau, feitos pela Coordenadora do curso Prof.ª Bianca e pelo Diretor do Instituto, respectivamente.

Dando continuidade a cerimônia foi a vez do Prof. Marcello proferir seu discurso, ele iniciou agradecendo imensamente por ter sido escolhido como Patrono da turma, pois para ele não existe honraria maior que ser homenageado por seus alunos. Lembrou aos formandos que ao longo da vida profissional nem sempre tudo dará certo, mas que eles devem ter a certeza de serem fortes o suficiente para superar o que der errado.

Logo após, foi dada a palavra ao paraninfo da turma, Prof. Jorge Saad, que agradeceu pelo convite e falou sobre o valor da carreira de biomédico e os encorajou a nunca perderem o ânimo e amor a profissão. Também parabenizou os formandos e seus familiares e amigos.

Já a Coordenadora da Graduação em Biomedicina, a Prof. Bianca desejou aos formandos mais que sucesso, felicidade e respeito a vida, a ciência e a saúde coletiva. Finalizou com o poema Mãos Dadas, de Carlos Drummond de Andrade.

Para encerrar a Cerimônia Solene, o Prof. Marcello falou aos jovens biomédicos sobre a importância da rede de apoio e sobre como eles devem sempre ajudar os seus colegas de profissão e buscar ajuda mediante a um problema, invés de buscar a solução individualmente. Terminou dizendo: "Abram espaços e façam pelos ouros o que uma vez já fizeram por vocês."