Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Aula Inaugural 2018.2

Aula Inaugural 2018.2

Na última sexta-feira, 17 de agosto, no Anfiteatro Soares Meirelles, ocorreu a Aula Inaugual do segundo semestre de 2018 do Instituto Biomédico.

Atualmente ministrada em um novo formato, sendo direcionada exclusivamente aos alunos de Biomedicina, uma vez que os cursos de Medicina, Enfermagem, Biologia e Nutrição já realizam em suas unidades as suas próprias aulas inaugurais independentes. Com isso, a Direção do IB   decidiu, a fim de, otimizar o tempo dos docentes e discentes, realizar a apresentação com diretrizes focadas somente no cotidiano dos alunos de Biomedicina. 

A Aula Inaugural de 2018.2 contou com a presença do Profº Dr. Marcello Sampaio, Diretor do Instituto Biomédico, Profª Patricia Cristina dos Santos, Coordenadora do curso de Biomedicina e os representantes estudantis da Centro Acadêmico do mesmo curso (Centro Acadêmico Raphael Trindade - CART), além dos 30 alunos ingressantes.

O evento foi iniciado com a Profª Patricia explicando e apresentando a Biomedicina de uma forma geral, com assuntos relacionados ao curso, como a grade curricular regular, disciplinas optativas e o tempo de duração do mesmo. Também comentou sobre a reforma curricular, já em fase final, que o curso está sofrendo e que será implementada em breve. Falou ainda sobre a importância de usufruir da gama de oportunidades que a faculdade oferece e aproveitar esse momento para experimentar o novo e se descobrir nas diversas áreas de atuação da Biomedicina. Encerrou sua fala deixando a Coordenação disponível e acessível aos alunos a qualquer momento, seja para solucionar questões acadêmicas, profissionais ou até mesmo no âmbito pessoal.

Em seguida os representantes do CART começaram com uma espécie de dinâmica, pedindo para os alunos novatos se apresentarem e fazerem uma previsão sobre como e onde gostariam de estar daqui a 10 anos. Com esse gancho eles contaram a história do Raphael Trindade (inspiração para o nome do Centro Acadêmico) e sobre a importância dele para o reconhecimento da Biomedicina dentro da própria UNIRIO, que em 2018 completa 40 anos do curso dentro da Universidade.

Após isso, expuseram a relevância do Centro Acadêmico no curso e quais serão os próximos eventos universitário (esportivos e apresentações de trabalhos) que a Biomedicina da UNIRIO irá participar. Também disseram sobre as 35 habilitações do curso e o quão valoroso é poder conhecer o máximo possível das mesmas e ainda explicaram que na maioria dos estágios é possível ter contato com 3, 4 ou até mais habilitações. Além disso, comentaram a importância da monitoria para a formação, pois essa é a melhor maneira de colocar o seu aprendizado em prática e deram informações sobre valor da bolsa e carga horária da atividade. Falaram como os projetos de extensão podem contribuir de forma complementar e outro método de interação com a comunidade. Conjuntamente deram dicas sobre como e onde procurar estágios, quais as melhores instituições públicas e privadas para se trabalhar na área e esclareceram questões sobre mobilidade acadêmica e bolsas internacionais e também discursaram sobre pós graduações strictu e lato sensu e especializações. Encerraram ao falar sobre a XI Semana de Biomedicina da UNIRIO, que neste ano será realizada entre os dias de 6 a 9 de novembro.

Já o Prof. Marcello conversou inicialmente sobre estrutura organizacional da UNIRIO de uma forma geral, descrevendo a reitoria e principais pró reitorias e suas funções. Em seguida falou sobre a estrutura administrativa do Instituto Biomédico e explicitou a autonomia da gestão da Direção do IB, em relação a reitoria e decania do CCBS. Aproveitou para destacar o quão enriquecedor pro discente é a experiência multiprofissional que o IB oferece ao unir turmas de diferentes cursos em uma mesma disciplina. 

Ao fim da Aula Inaugural, o Diretor encerrou a sua participação desejando um bom semestre aos discentes e os lembrando da importância da preservação do espaço físico da Universidade.