Você está aqui: Página Inicial / Conheça o IB / O Instituto

O Instituto

O Instituto Biomédico (IB), localizado no campus Frei Caneca, centro do Rio de Janeiro, foi criado em 1971, como unidade acadêmica da Federação das Escolas Isoladas do Estado da Guanabara (FEFIEG). A FEFIEG, posteriormente denominada de Federação das Escolas Federais Isoladas do Estado do Rio de Janeiro (FEFIERJ - 1975), foi transformada em 1979 na Universidade do Rio de Janeiro - UNIRIO, ficando o Instituto Biomédico como uma das unidades constituintes do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde.

O IB é constituído dos Departamentos de Bioquímica, Ciências Fisiológicas, Ciências Morfológicas, Genética e Biologia Molecular, Microbiologia e Parasitologia, e Saúde Coletiva, que cumprem as finalidades de ensino, pesquisa e extensão da unidade.

Nestes Departamentos estão lotados 74 docentes (53 Doutores, 16 Mestres, 05 Especialistas) de 15 profissões (médicos, biomédicos, biólogos, médicos veterinários, e outras), ligados a 17 áreas principais de conhecimento (Anatomia, Biofísica, Bioquímica, Citologia, Embriologia, Epidemiologia, Fisiologia, Genética, Histologia, Imunologia, Microbiologia, Parasitologia, Patologia, Radiobiologia, Saúde Pública e Saúde Coletiva).


Ensino

O Instituto Biomédico da UNIRIO é responsável por Coordenar o Curso de Graduação em Biomedicina, além de colaborar na formação profissional do estudantes dos cursos de Biologia, Enfermagem, Medicina e Nutrição.

Os egressos do curso de Biomedicina, têm apresentado importante inserção como docentes e pesquisadores em instituições regionais, nacionais e internacionais. A qualidade da formação teórico-prática nas áreas de conhecimento do Instituto têm propiciado a estudantes de todos os cursos a possibilidade de atuarem como monitores bolsistas ou voluntários.

Mais recentemente o IB passou a contar com um programa de pós-graduação (Mestrado Acadêmico) em Genética e Biologia Molecular, o qual ampliou a dimensão do ensino nele executado, e promoveu a intensificação da pesquisa científica.

Pesquisa

O corpo docente e técnico-administrativo do IB desenvolve com tendência crescente, pesquisas básicas e aplicadas nas suas diversas áreas de atuação, tendo obtido resultados e reconhecimento dos órgãos fomentadores do desenvolvimento científico, por meio de bolsas de produtividade (professores bolsistas em pesquisa da FAPERJ e CNPQ), assim como de recursos financeiros oriundos de projetos de pesquisa.

O Instituto dispõe de 16 laboratórios de pesquisa, eventualmente ocupando alguns deles mais de um espaço.

No campo da interação ensino-pesquisa o IB tem sido um importante espaço para o desenvolvimento adequado da iniciação científica.

No ano de 2010 estavam cadastrados doze Grupos de Pesquisa liderados por professores do IB, junto ao CNPQ, com uma produção anual de 2.223 itens naquele ano, considerando diferentes modalidades de produção: artigos, trabalhos, livros, apresentações, teses/dissertações/monografias/TCCs orientados, trabalhos técnicos, produção técnica, entre outros.

Extensão

A extensão tem sido historicamente uma das áreas de interesse e atuação dos profissionais do Instituto, destacando-se a prevenção–promoção da saúde de grupos populacionais desfavorecidos, assim como intervenções de diagnóstico e recuperação da saúde destes grupos.

A extensão assim como a pesquisa, também tem sido um importante espaço – cenário para a qualificação profissional de graduandos da unidade, tanto pela possibilidade de atuação supervisionado de suas práticas como, especialmente, pela efetivação da imersão no mundo real, onde a teoria acadêmica deve ser confrontada e reconstruída, frente aos princípios morais, conhecimentos, necessidades e práticas socioculturais instituídas.