PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
A programação do evento hack@UNIRIO 2017 será composta pelas etapas e atividades descritas a seguir, que serão praticadas em um ambiente colaborativo, cocriativo, interdisciplinar, com muita troca de conhecimento, aprendizado, palestras curtas e mentorias realizadas por especialistas.
1º Dia - 06/05 (sábado)
08:00 – Recepção e Credenciamento
A partir das 8 horas, as pessoas inscritas e selecionadas para participar da hack@UNIRIO 2017 serão recepcionadas e credenciadas.
Listagem está disponível em Inscrições Aprovadas.
09:00 – Abertura
Na abertura será realizada a apresentação dos apoiadores e patrocinadores do evento, assim como as atividades que ocorrerão ao longo dos 2 (dois) dias de evento, com palestras curtas e mentorias
09:30 às 12:30 – Espaço de Ideias
Nesta etapa será realizada uma Desconferência sobre VIVÊNCIA UNIVERSITÁRIA, onde serão expostos, em um debate aberto e colaborativo, problemas relacionados a vivência, oportunidades de melhoria, recursos disponíveis e possíveis soluções.
Após a desconferência, será iniciado o processo de concepção das soluções, onde as equipes deverão ser formadas e ser definido o tema ao qual as soluções tecnológicas serão desenvolvidas.
As equipes e os temas deverão ser apresentados até as 14:00.
A Desconferência terá a participação de convidados com ampla experiência sobre o tema do evento. Os seguintes assuntos serão apresentados:
♦ Questões atuais sobre VIVÊNCIA UNIVERSITÁRIA
♦ Uso de recursos tecnológicos disponibilizados pela UNIRIO
♦ Iniciativas de sucesso para evolução da VIVÊNCIA UNIVERSITÁRIA
♦ Concepção e desenvolvimento de soluções tecnológicas e inovação
Convidados para Desconferência:
♦ Todos os participantes que tiveram suas inscrições aprovadas
♦ Professor Luiz Amâncio Machado de Sousa Junior, Decano do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) da UNIRIO
♦ Professora Maria Simone Alencar, Coordenadora de Inovação da UNIRIO
♦ Professora Monica Valle de Carvalho, Pró-Reitora de Assuntos Estudantis da UNIRIO
♦ Manuel Meyer, um dos idealizadores do aplicativo Caronaê (http://caronae.ufrj.br/)
♦ Miguel Fernandes, sócio fundador da Inventos Digitais
♦ Professora Renata Araujo, coordenadora do Grupo de Pesquisa e Inovação em Ciberdemocracia da UNIRIO
♦ Professor Sean Siqueira, coordenador do grupo de pesquisas Semantics & Learning da UNIRIO
♦ Professor José Ricardo Cereja, especialista em Empreendedorismo e Inovação do Departamento de Informática da UNIRIO
♦ Professor Mariano Pimentel, especialista em Colaboração, Sistemas Colaborativos e Informática e Educação do Departamento de Informática da UNIRIO
♦ Representantes da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC, http://www.unirio.br/dtic) da UNIRIO
♦ Representantes das empresas Jr. - Uniriotec Consultoria e Athena Consultoria
Desenvolvimento das Soluções
A partir da definição do tema, as equipes podem iniciar o processo de concepção/especificação e desenvolvimento das soluções tecnológicas.
Mentores com experiência em diversas tecnologias irão ajudar no processo de desenvolvimento das soluções.
Palestra
No período da tarde, às 17 horas, será realizada a palestra "Como fazer um Pitch Fantástico", com o CEO da Bunee.io (http://bunee.io/), Bernard De Luna.
2º Dia - 07/05 (domingo)
Desenvolvimento das Soluções
As equipes terão até as 14 horas e 30 minutos para terminar o desenvolvimento das soluções e montar as suas apresentações.
15:00 – Apresentação das soluções
As soluções desenvolvidas pelas equipes serão apresentadas, no formato de apresentações curtas, com o tempo máximo de 5 minutos para cada equipe.
Após a apresentação será realizada a avaliação das soluções pelo Comitê Avaliador, composto por membro internos da UNIRIO e externos com ampla experiência em desenvolvimento tecnológico.
18:00 – Encerramento e Premiação
Todas as soluções apresentadas receberão um feedback com a indicação de melhorias que poderão ser realizadas, oportunidades de uso e evolução.
As 3 (quatro) soluções melhor avaliadas serão premiadas durante a cerimônia de encerramento:
♦ 1° lugar: cada integrante da equipe receberá um (1) troféu e uma (1) medalha.
♦ 2° lugar: cada integrante da equipe receberá uma (1) medalha.
♦ 3° lugar: cada integrante da equipe receberá uma (1) medalha.