Você está aqui: Página Inicial / Páginas / Atividades Complementares

Atividades Complementares

Conforme o currículo do curso de Bacharelado em Serviço Social, todes es alunes, para obterem grau, deverão cumprir 400 horas de atividades complementares. Para viabilizar o cumprimento dessa exigência, um conjunto de atividades será regulamentada com base nas seguintes diretrizes:

• A partir do 6º período es alunes deverão começar a entregar seus comprovantes na secretaria da Escola para que se dê início ao processo de análise e contabilização das horas;

• Caberá à Comissão de Matrícula, ou na sua falta, à Coordenação de Curso, analisar e autorizar ou não a contabilização em histórico escolar das atividades complementares apresentadas peles estudantes;

• A Ficha de Registro de Atividades Complementares deverá ser preenchida peles estudantes com as informações exigidas a cerca das atividades por eles realizadas. Link para o arquivo nesta página;

• Os certificados poderão ser entregues por meio físico na secretaria acadêmica da Escola, com os originais e cópias dos mesmos, que serão conferidos. Devido ao momento da pandemia e ao ensino remoto, a entrega dos certificados passou a ser aceita por e-mail, em formato PDF, de preferência, ou formato de imagem como JPEG;

• A Ficha de Registro de Atividades Complementares deverá ser preenchida preferencialmente em um computador a fim de facilitar a compreensão e análise pela Comissão de Matrícula ou Coordenação de Curso; e ser entregue devidamente datada e assinada peles estudantes;

• Caso a entrega da Ficha de Registro das Atividades Complementares e dos certificados de realização das atividades seja feita por e-mail, a mesma também deverá estar devidamente datada e assinada, e em formato PDF;

• Quem analisar as atividades terá autonomia para alterar a carga horária das atividades informadas na Ficha de Registro de Atividades Complementares caso esteja incorreta ou por falta de documentação comprobatória; ou ainda se esta exceder ao limite permitido para cada categoria de atividade;

• Tode alune deverá, preferencialmente, diversificar em, no mínimo, uma atividade, em pelo menos três modalidades; As atividades que poderão ser consideradas como atividades complementares, estão organizadas em seis modalidades: Ensino, Pesquisa, Extensão, Estágio Extracurricular, Representação e Outras atividades acadêmicas, conforme arquivo constante nesta página.

 

Ficha de ATC - download

Esta ficha deve ser preenchida pele estudante no programa WORD ou similar, assinada e entregue à secretaria acadêmica no formato "pdf" juntamente com as cópias dos certificados comprobatórios das atividades realizadas. Os documentos podem ser entregues à secretaria presencialmente, ou serem encaminhados para o endereço de e-mail "ess@unirio.br".

 

Quadro de Atividades Complementares - download

Categorias de atividades complementares aceitas e limites de carga horária por categoria.

 

Lista de atividades aceitas

 

Ordem de Serviço - acompanhamento e registro de atividades