Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Seleção de bolsistas de Iniciação Científica - Prof. Gustavo Naves

Seleção de bolsistas de Iniciação Científica - Prof. Gustavo Naves

O professor Gustavo Naves Franco está selecionando dois bolsistas de Iniciação Científica entre os alunos dos cursos de Letras da Unirio, um para substituição imediata e outro para elaboração de plano de estudos e recebimento da bolsa a partir de setembro/22. Ambos estarão vinculados ao projeto de pesquisa "Imagem, Narrativa, Símbolo e Psique: estudo comparativo das linguagens do inconsciente", em fase de elaboração, com resumo exposto abaixo. Requisitos, compromissos e outras informações referentes à bolsa estão listados no seguinte edital: http://www.unirio.br/propg/diretoria-de-pesquisa/o-que-fazer-para-ingressar-na-iniciacao-cientifica/iniciacao-cientifica/editais/edital-2022-ic/edital/view. Interessados/as devem preencher o formulário até o dia 17.03.

RESUMO

A pesquisa tem por objetivo analisar as relações entre imagem, narrativa e símbolo em diferentes construções teóricas da psicologia moderna e contemporânea, com destaque para as semelhanças e diferenças entre a psicanálise de Sigmund Freud, a psicologia analítica de C. G. Jung e a psicologia arquetípica de James Hillman, Patricia Berry e Rafael López-Pedraza. A descrição e a interpretação dos sonhos segundo as diferentes escolas devem ganhar proeminência no eixo da comparação, uma vez que todas elas consideram a prática um meio privilegiado de acesso à linguagem do inconsciente. Pretende-se elucidar características do campo imaginal tal como proposto por Hillman, em contraste com a maior relevância do componente narrativo nos estudos de casos clínicos e outros relatos de Freud, considerando também a noção de vida simbólica tal como desenvolvida por Jung. Além da bibliografia específica, recursos da teoria e da história literária serão utilizados na investigação. A pesquisa tem ainda como objetivo a mobilização de seus instrumentos na análise de obras literárias, algumas já delimitadas e outras a serem selecionadas no decorrer da investigação, estando desde logo previstos estudos a respeito de obras de Alice Munro, Elena Ferrante e Ted Chiang.