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ORIENTAÇÕES PARA MATRÍCULA 2020.1

Seguem algumas orientações e sugestões para a matrícula dos cursos de Bacharelado e Licenciatura no Calendário Extraordinário Emergencial 2020.1, período de excepcionalidade em virtude da pandemia da Covid-19:

- Seguindo a recomendação do Plano de Atividades Acadêmicas e Administrativas para o período de excepcionalidade, mantivemos parcialmente o quadro de horários que estava previsto para o calendário presencial, resguardando a oferta de ingressantes e concluintes. Nesse sentido, os/as estudantes que já se inscreveram em disciplinas no portal do aluno, no calendário acadêmico anterior, terão as disciplinas mantidas no portal, e lá poderão fazer ajustes (caso queiram) de inclusão e/ou exclusão de disciplinas;

- Os alunos ingressantes não precisam solicitar matrícula pelo portal do aluno, pois serão automaticamente inscritos nas disciplinas do primeiro período. Caso não possam fazer as disciplinas, podem solicitar sua exclusão;

- Seguindo uma orientação da PROGRAD (Pró-Reitoria de Graduação), as disciplinas, neste semestre de excepcionalidade, foram ofertadas sem horário definido, mas recomendamos que cada aluno/a, no ato da matrícula, oriente-se pelos horários já indicados no Quadro de Horários que se encontra disponível no site da Escola de Letras;

- Os/as estudantes não são obrigados, neste semestre, a cursar o número mínimo de três disciplinas, podendo se inscrever em apenas uma ou duas ou em quantas entendem que conseguirão cursar;

Se o/a estudante quiser ou precisar fazer duas disciplinas com choque de horário, comunicamos que, como política de flexibilização em 2020.1, será possível cursá-las. Neste caso, o/a aluno/a deve comunicar à sua coordenação e aos/às professores/as responsáveis pelas mesmas, que irão sugerir formas de participação; 

- IMPORTANTE: o/a estudante, no caso de choque de horário (item anterior), poderá se matricular em apenas duas disciplinas concomitantes;

- De acordo com o Regulamento Interno de Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Letrasaos/às alunos/as do Curso de Licenciatura não é permitido cursar os Estágios III e IV concomitantemente;

- Como a oferta de disciplinas foi reduzida neste período emergencial, seguindo as orientações da PROGRAD e do Plano de Atividades Acadêmicas e Administrativas, de priorizar ingressantes e concluintes, as coordenações orientam, àqueles e àquelas que quiserem, adiantar disciplinas de outros semestres.

 - Embora, no quadro de horários, a disciplina optativa “Cultura greco-latina” esteja alocada no terceiro período, estudantes de outros períodos sem disciplina na sexta-feira podem se matricular nela;

- Exclusivamente neste semestre, o/a estudante poderá fazer a exclusão do componente curricular até uma semana antes do período de inclusão de notas, conforme o discriminado no Calendário Extraordinário;

 - O/a estudante poderá fazer o trancamento integral do semestre a qualquer momento, até uma semana antes do final do período, sem que isso seja contabilizado para efeito de jubilamento;

O/a estudante também pode optar por não fazer o semestre emergencial de 2020.1, fazendo o trancamento do mesmo, sem que isso seja contabilizado para efeito de jubilamento. Neste caso, as coordenações ressaltam que alguns grupos de estudos ou de pesquisa e extensão manterão os seus encontros regulares, podendo o/a aluno/a participar, mantendo assim, de alguma forma, o vínculo com a universidade e os/as professores/as;

- Todas as turmas (exceto as de TCC) têm como código LIC ou BAC. Orientamos os/as alunos/as de Licenciatura a se inscreverem nas turmas de código LIC, e os/as de Bacharelado a se inscreverem nas turmas de código BAC;

As inscrições em TCC I e II podem ser feitas através do Portal e as turmas terão como código os nomes dos professores orientadores. Os/as discentes devem procurar as turmas oferecidas pelo seu orientador, lembrando que essa inscrição estabelece um compromisso do aluno, que será avaliado ao final do período letivo;

As aulas e as atividades remotas deste semestre emergencial têm características definidas no Plano de Curso Emergencial de cada professor/a e acontecerão de forma síncrona (até 50%) e assíncrona (ver final das orientações); 

- O Plano de Curso Emergencial de cada disciplina está disponível no site da Escola de Letras, com detalhamento da porcentagem de atividades síncronas e assíncronas, ferramentas digitais utilizadas etc. Aconselhamos que os/as estudantes consultem o Plano de Curso de cada disciplina antes de realizar sua matrícula.

 Dúvidas e pedidos de orientação podem ser enviadas aos e-mails das coordenações:

coordenacao.letraslic@unirio.br  / coordenacao.letrasbach@unirio.br

 

PARA ENTENDER MELHOR

 

O que são atividades síncronas?

 

As ferramentas síncronas são aquelas em que é necessária a participação do/a estudante e do/da professor/a no mesmo instante e no mesmo ambiente – no caso, o ambiente virtual – com interação entre um e outro, em tempo real, determinando um empenho e um comprometimento de ambos muito parecidos com a aula presencial. É um momento importante para se tirar dúvidas e trocar informações com o/a professor/a e com os/as outros/as alunos/as. Um exemplo de ferramentas síncronas são as webconferências com horário marcado, com transmissão online. Neste caso, o/a estudante tem acesso a um link em que pode assistir a aula no exato momento em que ela é transmitida, ou seja, de forma síncrona, como também pode participar, de forma oral ou através dos chats

 

Independente do formato escolhido, também há a possibilidade de gravar a aula para que ela seja assistida ou escutada novamente depois – de maneira assíncrona.  A gravação ou não da aula está a cargo de cada Docente.

 

O que são atividades assíncronas?

 

As atividades assíncronas, diferente das síncronas, são desconectadas do momento real/atual, ou seja, nelas não é necessário que alunos/as e professores/as estejam conectados ao mesmo tempo para que o aprendizado também se dê de forma efetiva e adequada. Essas atividades permitem que alunos/as e professores/as acessem materiais para o aprendizado no tempo e no espaço que lhe são possíveis ou desejáveis. Essa forma de atividade, ao mesmo tempo que confere maior autonomia a ambas as partes, também exige maior esforço e comprometimento por parte dos/as estudantes que, para desenvolverem bem o aprendizado, o conhecimento e o pensamento crítico, terão que gerir o seu próprio tempo, criando uma importante rotina concentrada de estudo. Para as atividades assíncronas, podem constar aulas gravadas, textos e materiais disponibilizados em repositórios virtuais, exercícios, fichamentos, avaliações etc.

 

PLANOS DE CURSO PARA O CALENDÁRIO EXTRAORDINÁRIO EMERGENCIAL

Abordagens Especiais em Produção Textual e Ensino

Abordagens especiais em língua, literatura, cultura digital e ensino

Correntes críticas da literatura

Cultura greco-latina

Cultura literária no Brasil oitocentista

Cultura literária no período colonial brasileiro

Diálogos interartísticos

Diálogos intermídias

Estágio supervisionado I (Bacharelado)

Estágio Supervisionado III (Licenciatura)

Estágio Supervisionado IV (Licenciatura)

Estudos da oralidade I

Estudos da oralidade II

Estudos de literatura africana

Estudos linguísticos e gramaticais I - morfologia

Estudos linguísticos e gramaticais IV - gramática histórica

Estudos linguísticos e gramaticais V - semântica

Fundamentos da linguística

Geografias da escrita

História da literatura e da arte e sociedade

História social da escrita e da leitura

Literatura e outros códigos

Oficina de produção de texto II

Teorias e estéticas da narrativa

Tópicos especiais em literatura I

Tópicos especiais em literatura II