ORIENTAÇÕES PARA MATRÍCULA 2020.1
Seguem algumas orientações e sugestões para a matrícula dos cursos de Bacharelado e Licenciatura no Calendário Extraordinário Emergencial 2020.1, período de excepcionalidade em virtude da pandemia da Covid-19:
- Seguindo a recomendação do Plano de Atividades Acadêmicas e Administrativas para o período de excepcionalidade, mantivemos parcialmente o quadro de horários que estava previsto para o calendário presencial, resguardando a oferta de ingressantes e concluintes. Nesse sentido, os/as estudantes que já se inscreveram em disciplinas no portal do aluno, no calendário acadêmico anterior, terão as disciplinas mantidas no portal, e lá poderão fazer ajustes (caso queiram) de inclusão e/ou exclusão de disciplinas;
- Os alunos ingressantes não precisam solicitar matrícula pelo portal do aluno, pois serão automaticamente inscritos nas disciplinas do primeiro período. Caso não possam fazer as disciplinas, podem solicitar sua exclusão;
- Seguindo uma orientação da PROGRAD (Pró-Reitoria de Graduação), as disciplinas, neste semestre de excepcionalidade, foram ofertadas sem horário definido, mas recomendamos que cada aluno/a, no ato da matrícula, oriente-se pelos horários já indicados no Quadro de Horários que se encontra disponível no site da Escola de Letras;
- Os/as estudantes não são obrigados, neste semestre, a cursar o número mínimo de três disciplinas, podendo se inscrever em apenas uma ou duas ou em quantas entendem que conseguirão cursar;
- Se o/a estudante quiser ou precisar fazer duas disciplinas com choque de horário, comunicamos que, como política de flexibilização em 2020.1, será possível cursá-las. Neste caso, o/a aluno/a deve comunicar à sua coordenação e aos/às professores/as responsáveis pelas mesmas, que irão sugerir formas de participação;
- IMPORTANTE: o/a estudante, no caso de choque de horário (item anterior), poderá se matricular em apenas duas disciplinas concomitantes;
- De acordo com o Regulamento Interno de Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Letras, aos/às alunos/as do Curso de Licenciatura não é permitido cursar os Estágios III e IV concomitantemente;
- Como a oferta de disciplinas foi reduzida neste período emergencial, seguindo as orientações da PROGRAD e do Plano de Atividades Acadêmicas e Administrativas, de priorizar ingressantes e concluintes, as coordenações orientam, àqueles e àquelas que quiserem, adiantar disciplinas de outros semestres.
- Embora, no quadro de horários, a disciplina optativa “Cultura greco-latina” esteja alocada no terceiro período, estudantes de outros períodos sem disciplina na sexta-feira podem se matricular nela;
- Exclusivamente neste semestre, o/a estudante poderá fazer a exclusão do componente curricular até uma semana antes do período de inclusão de notas, conforme o discriminado no Calendário Extraordinário;
- O/a estudante poderá fazer o trancamento integral do semestre a qualquer momento, até uma semana antes do final do período, sem que isso seja contabilizado para efeito de jubilamento;
- O/a estudante também pode optar por não fazer o semestre emergencial de 2020.1, fazendo o trancamento do mesmo, sem que isso seja contabilizado para efeito de jubilamento. Neste caso, as coordenações ressaltam que alguns grupos de estudos ou de pesquisa e extensão manterão os seus encontros regulares, podendo o/a aluno/a participar, mantendo assim, de alguma forma, o vínculo com a universidade e os/as professores/as;
- Todas as turmas (exceto as de TCC) têm como código LIC ou BAC. Orientamos os/as alunos/as de Licenciatura a se inscreverem nas turmas de código LIC, e os/as de Bacharelado a se inscreverem nas turmas de código BAC;
- As inscrições em TCC I e II podem ser feitas através do Portal e as turmas terão como código os nomes dos professores orientadores. Os/as discentes devem procurar as turmas oferecidas pelo seu orientador, lembrando que essa inscrição estabelece um compromisso do aluno, que será avaliado ao final do período letivo;
- As aulas e as atividades remotas deste semestre emergencial têm características definidas no Plano de Curso Emergencial de cada professor/a e acontecerão de forma síncrona (até 50%) e assíncrona (ver final das orientações);
- O Plano de Curso Emergencial de cada disciplina está disponível no site da Escola de Letras, com detalhamento da porcentagem de atividades síncronas e assíncronas, ferramentas digitais utilizadas etc. Aconselhamos que os/as estudantes consultem o Plano de Curso de cada disciplina antes de realizar sua matrícula.
Dúvidas e pedidos de orientação podem ser enviadas aos e-mails das coordenações:
coordenacao.letraslic@unirio.br / coordenacao.letrasbach@unirio.br
PARA ENTENDER MELHOR
O que são atividades síncronas?
As ferramentas síncronas são aquelas em que é necessária a participação do/a estudante e do/da professor/a no mesmo instante e no mesmo ambiente – no caso, o ambiente virtual – com interação entre um e outro, em tempo real, determinando um empenho e um comprometimento de ambos muito parecidos com a aula presencial. É um momento importante para se tirar dúvidas e trocar informações com o/a professor/a e com os/as outros/as alunos/as. Um exemplo de ferramentas síncronas são as webconferências com horário marcado, com transmissão online. Neste caso, o/a estudante tem acesso a um link em que pode assistir a aula no exato momento em que ela é transmitida, ou seja, de forma síncrona, como também pode participar, de forma oral ou através dos chats.
Independente do formato escolhido, também há a possibilidade de gravar a aula para que ela seja assistida ou escutada novamente depois – de maneira assíncrona. A gravação ou não da aula está a cargo de cada Docente.
O que são atividades assíncronas?
As atividades assíncronas, diferente das síncronas, são desconectadas do momento real/atual, ou seja, nelas não é necessário que alunos/as e professores/as estejam conectados ao mesmo tempo para que o aprendizado também se dê de forma efetiva e adequada. Essas atividades permitem que alunos/as e professores/as acessem materiais para o aprendizado no tempo e no espaço que lhe são possíveis ou desejáveis. Essa forma de atividade, ao mesmo tempo que confere maior autonomia a ambas as partes, também exige maior esforço e comprometimento por parte dos/as estudantes que, para desenvolverem bem o aprendizado, o conhecimento e o pensamento crítico, terão que gerir o seu próprio tempo, criando uma importante rotina concentrada de estudo. Para as atividades assíncronas, podem constar aulas gravadas, textos e materiais disponibilizados em repositórios virtuais, exercícios, fichamentos, avaliações etc.
PLANOS DE CURSO PARA O CALENDÁRIO EXTRAORDINÁRIO EMERGENCIAL
Abordagens Especiais em Produção Textual e Ensino
Abordagens especiais em língua, literatura, cultura digital e ensino
Correntes críticas da literatura
Cultura literária no Brasil oitocentista
Cultura literária no período colonial brasileiro
Estágio supervisionado I (Bacharelado)
Estágio Supervisionado III (Licenciatura)
Estágio Supervisionado IV (Licenciatura)
Estudos de literatura africana
Estudos linguísticos e gramaticais I - morfologia
Estudos linguísticos e gramaticais IV - gramática histórica
Estudos linguísticos e gramaticais V - semântica
História da literatura e da arte e sociedade
História social da escrita e da leitura
Oficina de produção de texto II
Teorias e estéticas da narrativa