Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Orientações para matrícula 2020.2,

Orientações para matrícula 2020.2,

ORIENTAÇÕES PARA MATRÍCULA 2020.2

Seguem algumas orientações e sugestões para a matrícula dos cursos de Bacharelado e Licenciatura no Calendário 2020.2, que acontecerá entre os dias 15 de fevereiro e 23 de fevereiro de 2021 (08 dias), ainda no período de excepcionalidade em virtude da pandemia da Covid-19, com aulas e atividades remotas:

 

\ORIENTAÇÕES DE MATRÍCULA ESPECÍFICAS PARA INGRESSANTES:

- Os/as estudantes ingressantes NÃO precisam solicitar matrícula pelo portal do aluno, pois serão automaticamente inscritos/as nas disciplinas do primeiro período;

 - Os/as estudantes ingressantes que não possam fazer algumas disciplinas, ou queiram fazer o trancamento geral do semestre, podem solicitar a exclusão das mesmas ou o trancamento do período via preenchimento de formulário específico, que encontra-se na página da Escola de Letras (http://www.unirio.br/escoladeletras/formularios) e deve ser enviado para o e-mail da secretaria (secretaria.escoladeletras@unirio.br);

 

 ORIENTAÇÕES DE MATRÍCULA PARA ESTUDANTES VETERANOS/AS:

- Os/as estudantes não são obrigados/as a cursar o número mínimo de três disciplinas, podendo se inscrever em apenas uma ou duas;

- Não é possível cursar um número ilimitado de disciplinas. O limite máximo de horas de aula (incluindo TCC e estágios) não pode ultrapassar 24 horas por semana. Estudantes que desejam cursar mais de 24 horas de aula por semana devem enviar para a sua coordenação o Formulário de Pedido, com justificativa, para a Comissão de Matrícula: (www.unirio.br/escoladeletras/formularios/formulario-para-a-comissao-de-matricula/view).

- Não será permitido que o/a estudante faça disciplinas sobrepostas, ou seja, com choque de horário das aulas síncronas. Neste semestre de 2020.2, a Escola de Letras teve a preocupação de determinar, com antecedência, na grade de horário, apenas os dias e horários das aulas síncronas de cada disciplina ofertada. Assim, cada estudante pode se organizar melhor e evitar inscrição em disciplinas concomitantes (com aulas síncronas no mesmo dia/horário). Observem também que, neste semestre de 2020.2, as disciplinas de Estágio já estão com os horários pré-definidos na grade de horários;

- Todas as turmas (exceto as de TCC) têm como código LIC ou BAC. Orientamos os/as estudantes de Licenciatura a se inscreverem nas turmas de código LIC, e os/as de Bacharelado a se inscreverem nas turmas de código BAC;

- Como a oferta de disciplinas continua reduzida neste semestre de 2020.2, as coordenações orientam, àqueles/as que quiserem, adiantar disciplinas de outros semestres, para compor, da melhor forma possível, a sua grade de horários;

- As inscrições em TCC I e TCC II podem ser feitas através do Portal do Aluno e as turmas terão como código os nomes dos/as professores/as orientadores/as, que devem ser previamente consultados/as. Ou seja, os/as estudantes não devem se inscrever em TCC I ou II sem a prévia autorização do/a orientador/a. Adicionalmente, não é permitido cursar TCC I sem ter sido aprovado/a em Seminário de TCC. Também não é permitido cursar TCC I e TCC II concomitantemente.

 

ORIENTAÇÕES DE MATRÍCULA ESPECÍFICAS PARA ESTUDANTES DA LICENCIATURA:

 

- As inscrições em Estágios I e II serão feitas via o Portal do Aluno. Não é possível cursar esses dois estágios concomitantemente.

- A inscrição em Estágio IV não será feita via o Portal do Aluno. O Estágio IV será ofertado somente para concluintes previamente autorizados/as. Essas pessoas já foram contatadas pela coordenação e quem respondeu afirmativamente ao convite será matriculado/a diretamente pela coordenação e secretaria.

- A inscrição em Educação Ambiental e Cidadania não será feita via o Portal do Aluno. Os/as estudantes que responderam ao e-mail da coordenação manifestando interesse nessa disciplina, e que conseguiram vaga, serão matriculados/as diretamente pela coordenação e secretaria.

- As inscrições nas disciplinas obrigatórias da Pedagogia (Culturas Afro-Brasileiras em Sala de Aula, Didática, DINO, Educação e Filosofia, Educação Especial, LIBRAS, Psicologia e Educação) não serão feitas via o Portal do Aluno. A Pedagogia está ofertando estas disciplinas somente para estudantes com 80% ou mais do curso integralizado. Os/as estudantes que entram neste critério já foram contatados/as pela coordenação e serão matriculados/as nas disciplinas diretamente pela coordenação e secretaria.

 

OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE O ENSINO REMOTO EM 2020.2:

 

- Lembramos que, segundo o Plano de Atividades 2020.2, este semestre de 2020.2 será mais curto, de apenas 12 semanas;

- O Plano de Atividades 2020.2 orienta que o login para as atividades, tanto para professores/as, quanto para estudantes, deve pertencer ao domínio unirio.br;

- Neste semestre de 2020.2, excepcionalmente, o/a estudante poderá fazer a exclusão de disciplinas até o final do período de provas finais, conforme o discriminado no Calendário 2020.2;

 - O/a estudante poderá também fazer o trancamento integral do semestre a qualquer momento, até uma semana antes do final do período, sem que isso seja contabilizado para efeito de jubilamento;

- O/a estudante pode optar por não fazer o semestre de 2020.2, fazendo o trancamento geral do mesmo, sem que tenha prejuízos em seu vínculo institucional em termos de coeficiente de rendimento e jubilamento;

- De acordo com o Plano de Atividades 2020.2, o vínculo estudantil poderá ser definido pela inscrição em, pelo menos, uma disciplina do Calendário 2020.2 ou na inscrição, à pedido do/a estudante, na disciplina especial de vínculo ATC2020; 

- As aulas e as atividades remotas deste semestre de 2020.2 têm características definidas no Plano de Curso Emergencial de cada professor/a e acontecerão de forma síncrona (até 50%) e assíncrona (ver final das orientações); 

- O Plano de Curso Emergencial de cada disciplina está disponível no site da Escola de Letras, juntamente do quadro de horários, com detalhamento da porcentagem de atividades síncronas e assíncronas, ferramentas digitais utilizadas etc. Aconselhamos que os/as estudantes consultem o Plano de Curso de cada disciplina antes de realizar a sua matrícula.

 Dúvidas e pedidos de orientação podem ser enviadas aos e-mails das coordenações:

coordenacao.letraslic@unirio.br  / coordenacao.letrasbach@unirio.br

 

PARA ENTENDER MELHOR

O QUE SÃO ATIVIDADES SÍNCRONAS?

As ferramentas síncronas são aquelas em que é necessária a participação do/a estudante e do/da professor/a no mesmo instante e no mesmo ambiente – no caso, o ambiente virtual – com interação entre um e outro, em tempo real, determinando um empenho e um comprometimento de ambos muito parecidos com a aula presencial. É um momento importante para se tirar dúvidas e trocar informações com o/a professor/a e com os/as outros/as alunos/as. Um exemplo de ferramentas síncronas são as webconferências com horário marcado, com transmissão online. Neste caso, o/a estudante tem acesso a um link em que pode assistir a aula no exato momento em que ela é transmitida, ou seja, de forma síncrona, como também pode participar, de forma oral ou através dos chats.

Independente do formato escolhido, também há a possibilidade de gravar a aula para que ela seja assistida ou escutada novamente depois – de maneira assíncrona.  A gravação ou não da aula está a cargo de cada Docente. 

 

O QUE SÃO ATIVIDADES ASSÍNCRONAS?

As atividades assíncronas, diferente das síncronas, são desconectadas do momento real/atual, ou seja, nelas não é necessário que alunos/as e professores/as estejam conectados ao mesmo tempo para que o aprendizado também se dê de forma efetiva e adequada. Essas atividades permitem que alunos/as e professores/as acessem materiais para o aprendizado no tempo e no espaço que lhe são possíveis ou desejáveis. Essa forma de atividade, ao mesmo tempo que confere maior autonomia a ambas as partes, também exige maior esforço e comprometimento por parte dos/as estudantes que, para desenvolverem bem o aprendizado, o conhecimento e o pensamento crítico, terão que gerir o seu próprio tempo, criando uma importante rotina concentrada de estudo. Para as atividades assíncronas, podem constar aulas gravadas, textos e materiais disponibilizados em repositórios virtuais, exercícios, fichamentos, avaliações etc.